27 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel contará com 184 câmeras inteligentes de monitoramento para segurança pública

Instalação de novos 84 equipamentos já começou em pontos estratégicos da cidade...

Cascavel contará com 184 câmeras inteligentes de monitoramento para segurança pública
© Divulgação

O Governo do Estado e o Município de Cascavel firmaram parceria visando a instalação de câmeras de monitoramento do Programa Olho Vivo na cidade. Na primeira etapa, o Município adquiriu com recursos próprios, 100 equipamentos apenas para monitoramento e o Estado forneceu o servidor que está instalado no 6º BPM e é administrado pela Prefeitura.

Agora, na segunda fase do Programa, mais 84 equipamentos já estão sendo instalados em locais estratégicos. Serão 42 pontos com duas câmeras cada. A previsão é de que até a metade do mês de fevereiro estes equipamentos já estejam todos instalados e em operação. “A novidade para os equipamentos é que neles serão acoplados os leitores de placas e o reconhecimento facial. Como nós, (Município de Cascavel) somos administradores, então, através da Sesppro (Secretaria de Segurança) temos acesso às imagens produzidas por estas câmeras. O acesso às imagens é liberado também para a Polícia Militar, a Transitar, o Gaeco,  a inteligência do Exército e Corpo de Bombeiros. Ao fim da instalação, o Município de Cascavel contará com 184 câmeras do Programa Inteligente Olho Vivo”,  explicou o secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Coronel Lee.

O que é o Programa Olho Vivo?

O Olho Vivo é o mais avançado programa de monitoramento voltado à segurança pública no Brasil e um dos maiores do mundo. Ele é inspirado em iniciativas semelhantes realizadas em países como Reino Unido, Singapura e Estados Unidos.

O Paraná contará, quando estiver em plena operação, com 26,5 mil equipamentos. Isso porque cinco mil já funcionavam na primeira fase do programa, 1,5 mil estão sendo instalados pelo Estado e outros 20 mil serão adquiridos pelos municípios, por meio de parceria com a gestão estadual. O investimento será de R$ 400 milhões.

Novidades do Programa:

A principal novidade é a ampliação do uso de inteligência artificial para uma etapa de “investigação assistida”, em que as câmeras deixam de depender apenas da observação humana e passam a contar com ferramentas de análise automática.

Os novos equipamentos têm entre os recursos o cruzamento de dados, imagens e inteligência artificial em tempo real para auxiliar as forças de segurança no reconhecimento de criminosos e suspeitos procurados e na identificação de veículos furtados ou roubados.

O Olho Vivo é coordenado de forma integrada pela Secretaria da Segurança Pública, Secretaria das Cidades e pela Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados, com arquitetura tecnológica desenvolvida para operar em larga escala e em conformidade com a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD).

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas