OAB Cascavel realiza primeiro juramento da advocacia de 2026
Cerimônia que marca o início da trajetória na Ordem reuniu 31 novos profissionais de dez Subseções do Paraná...
O calendário institucional de 2026 da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) começou nesta segunda-feira (26) com um rito que atravessa gerações na advocacia. A cerimônia solene de compromisso recebeu 31 novos profissionais nos quadros da Ordem, dez da Subseção de Cascavel e os demais vindos de Assis Chateaubriand, Medianeira, Foz do Iguaçu, Umuarama, Francisco Beltrão, Pato Branco, Campo Mourão, Marechal Cândido Rondon e Paranavaí.
Por designação da OAB Paraná, a sessão foi presidida pela conselheira estadual Doralice Fagundes dos Santos Marchioro. Secretariada pela advogada Eliane Deola da Fonseca - secretária-geral da OAB Cascavel -, a solenidade teve início com o juramento conduzido pela bacharel Andressa Hass Honório, de Foz do Iguaçu. Em voz firme, a agora advogada defendeu o compromisso coletivo de defesa da Constituição, dos direitos fundamentais e da ética profissional, selado publicamente pelos 31 novos profissionais.
Ponto de partida
O compromisso foi retomado por Doralice Marchioro, que acolheu o grupo destacando valores que acompanham toda a carreira. A ética, por exemplo, apareceu como fundamento da credibilidade do advogado e da confiança que a sociedade deposita na profissão. Segundo ela, a ética não é acessório, é o coração da advocacia.
Na mesma linha, ela falou das prerrogativas como garantias indispensáveis ao exercício da defesa. Longe de privilégios pessoais, elas asseguram o pleno funcionamento do Direito. Para a conselheira, conhecê-las e exigi-las com serenidade faz parte do dever profissional. Citando Rui Barbosa, lembrou a todos que “a justiça atrasada não é justiça, mas injustiça qualificada”.
Pertencimento
A presidente da OAB Cascavel, doutora Silvia Mascarello Massaro, relembrou a trajetória dos primeiros profissionais na região, que a exemplo de todo o País foi construída com coragem, em tempos de poeira e escassez. Hoje, o cenário é inovador e, igualmente desafiador, pelo avanço da tecnologia, IA e novas formas de atuação.
Silvia ainda convidou os novos profissionais a ocuparem a Ordem de forma ativa, participando da vida institucional das subseções e das comissões. Destacou o trabalho voluntário de advogados e advogadas que fortalecem diariamente a OAB, especialmente em favor da jovem advocacia. E alertou que a profissão não aceita comodismo. “A graduação encerra um ciclo, mas o estudo e a atualização são permanentes”.
Estreia na tribuna
Como já é tradição, a solenidade abriu espaço para um dos momentos mais simbólicos, que é a primeira fala pública dos novos advogados. Os oradores oficiais Isabely da Silva Biondaro, da Subseção de Campo Mourão, e Matheus Aparecido Bueno Pinheiro, da Subseção de Cascavel, deram voz à diversidade de trajetórias que chegam à advocacia.
Isabel se tornou a primeira da família a alcançar a profissão e Matheus compartilhou uma caminhada iniciada em 2016, atravessada por dúvidas e pela intenção de seguir a vida religiosa, até encontrar no Direito a sua missão. Ambos citaram a fé e pessoas que os inspiraram, defendendo uma carreira pautada pela justiça e pela ética.
De forma voluntária, também subiram à tribuna os advogados Pablo Jamilk Flores e Thamilys Victória Machado, ambos de Cascavel. Pablo reforçou a importância de honrar a advocacia com caráter e profissionalismo, independentemente da geração. Thamilys definiu o juramento como um rito de passagem e o começo de uma atuação consciente do papel social da profissão.
Apoio institucional
A cerimônia também apresentou as estruturas de apoio disponíveis para quem dá os primeiros passos na advocacia. A advogada Juliana Kuhn, diretora da Jovem Advocacia e conselheira estadual, apresentou o Programa Sexto Ano da OAB Paraná, voltado aos profissionais recém-inscritos. A iniciativa oferece suporte prático desde os primeiros atos da profissão, com acesso a documentos, sistemas do Judiciário, atividades formativas e benefícios que facilitam a adaptação à rotina da advocacia.
A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, por sua vez, reforçou que a trajetória profissional também passa pelo cuidado com a saúde e o bem-estar. O diretor Lucas Velasco apresentou a estrutura disponível em todo o Estado, com convênios, espaços compartilhados e ações voltadas à qualidade de vida da advocacia. Entre elas, atividades culturais e esportivas, além do atendimento médico e psicológico 24 horas pela plataforma Conexa. Também foi anunciada a chegada do Espaço 360 a Cascavel, prevista para este ano.
Demais presenças
Compuseram a mesa, ainda, a secretária geral adjunta da OAB Cascavel, Carla Schons de Lima; o diretor de Prerrogativas e conselheiro subseccional Leandro Moratelli Batista e o conselheiro estadual da OAB Paraná, Charles Lustosa.
As cadeiras de honra receberam a coordenadora do Conselho Subseccional Amanda Jackeline Kern; a presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Aline Bianchi Lopes Garcia e as conselheiras subseccionais Elisangela Cristina Pereira e Tereza Cristina de Souza Richetti.
Os cursos de Direito foram representados pelo vice-presidente da OAB Cascavel, Eduardo Biavatti Lazarini (Univel), pela coordenadora do Exame de Ordem da Subseção e membro da 9ª Turma do TED da OAB Paraná, Denise de Lima (FAG) e pela advogada Andreia Postal (Anhanguera).