Cooperados recebem R$ 224,9 milhões em sobras e complementações da Copacol
O pagamento da sobra também possibilita ao produtor planejamento da destinação do produto, para que não precipite a venda.
As sobras, complementações e juros de capital que totalizam R$ 224,9 milhões já estão nas contas bancárias dos 10,5 mil cooperados da Copacol. O recurso é motivo de comemoração para quem se dedicou o ano todo e agora conta com um extra para realizar investimentos, adquirir um novo bem ou planejar uma viagem.
A chuva nesta terça-feira deu uma pausa na colheita da soja e os produtores estiveram nas unidades da Cooperativa para conferir o saldo e definir como utilizarão o montante pago em duas parcelas (a primeira em dezembro e a segunda agora em fevereiro). “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. A gente não vê a hora de chegar o fim do ano para receber as sobras, que ajudam muito a quitar as contas da propriedade. O dinheiro já tem destino certo: pagar as parcelas da granja que foi financiada. Admiro muito a Cooperativa: ela é onde os pequenos vivem, encontram esse apoio para viver bem”, afirma a avicultora de Cafelândia, Terezinha Almeida dos Santos, que agradece a Diretoria por essa decisão que auxilia os cooperados.
O pagamento da sobra também possibilita ao produtor planejamento da destinação do produto, para que não precipite a venda. “A sobra chega em um bom momento, sempre tem alguma conta a pagar. Com a sobra não precisamos vender nossos produtos e conseguimos honrar as despesas. É motivo de comemoração para os cooperados e também para o comércio que tem a economia movimentada com a Cooperativa”, destaca Daniel Paludo, cooperado de Corbélia.
Tradição da Copacol, o pagamento das sobras, complementações e juros de capital faz parte da história de décadas da Cooperativa que tem como propósito “Gerar valor para cooperados, colaboradores, clientes e parceiros através da cooperação no agronegócio”. Com essa postura, a Copacol garante o desenvolvimento das propriedades e também da economia nas cidades das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. “Sabemos da importância desse volume de recursos para as propriedades: temos cooperados saldando financiamentos, realizando investimentos e também garantindo bem-estar para as famílias. Dessa forma, o comércio tem um ganho significativo, com vendas aquecidas e novos negócios realizados. A Copacol é um pilar importante para as cidades e dessa maneira atuamos com o desenvolvimento regional da economia”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.