Dilvo e Piana ressaltam papel de quem conhece e faz o agro
O agronegócio responde por 35% da economia paranaense e grande parte dessas riquezas passa pelas cooperativas, destacou o vice-governador.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e o vice-governador Darci Piana ressaltaram a importância das pessoas que conhecem o agronegócio e o fazem acontecer para o processo de desenvolvimento e fortalecimento de um setor que responde por 25% do PIB (Produto Interno Bruto Brasileiro). A menção foi feita durante a abertura oficial da sexta edição do Fórum de TI das Cooperativas, que reúne profissionais do Brasil, Paraguai e Argentina, no fim da manhã desta terça-feira, 10.
O agronegócio responde por 35% da economia paranaense e grande parte dessas riquezas passa pelas cooperativas, destacou o vice-governador. “Esse é um setor extremamente organizado e que merece respeito e admiração por tudo o que representa, não apenas no campo econômico, mas também no social e comunitário, criando empregos e oportunidades aos paranaenses”, destacou Darci Piana, para destacar programas criados no governo de Ratinho Júnior e que contribuem para o fortalecimento das propriedades rurais, das cidades e de todo o Paraná.
Segurança
Dilvo Grolli destacou ainda a importância estratégica que um tema, em particular, assume atualmente no que se refere ao cotidiano das cooperativas, e de inúmeros outros segmentos empresariais e produtivos. “A segurança é fundamental. Proteger dados é uma tarefa das mais importantes e necessárias e isso precisa ser feito por pessoas talentosas, capazes e que, no nosso caso, conhecem o agro. Vocês são grandes e determinados e temos muito a agradecer a cada um”, pontuou o presidente da Coopavel ao ressaltar o trabalho dos profissionais integrados à Tecnologia da Informação das cooperativas.
Assuntos
O primeiro assunto foi apresentado por Júlio César de Oliveira, que falou sobre Conectividade rural, abordando os desafios e avanços da infraestrutura digital no campo. Na sequência, Leandro Ferreira tratou de Cibersegurança, com foco na proteção de dados e sistemas em ambientes cooperativistas. Renato Chaves, presidente da América Latina da Extreme, ministrou a palestra Redes autônomas baseadas em IA: A nova geração. Ele trouxe, em sua exposição, uma visão estratégica sobre redes inteligentes e automação.
Por sua vez, o neurocientista e especialista em inovação Álvaro Machado Dias abordou o tema Inteligência artificial e seus impactos no mundo corporativo. A programação seguiu com o Painel das Cooperativas, reunindo representantes da Comigo, Sicredi, Coopavel, Agrária e Pindó.