Com mapeamento das potencialidades dos distritos, Prefeitura projeta investimentos estratégicos no campo
Objetivo do programa é conectar a tradição do campo à sua vocação global, trazendo desenvolvimento e inovação...
Cascavel é um polo de inovação e tecnologia, especialmente quando falamos em agroindústria. Os distritos rurais também possuem grande potencial de crescimento e desenvolvimento. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, desenvolve o Programa de Desenvolvimento dos Distritos Rurais de Cascavel: Territórios Inteligentes de Produção e Experiências.
O objetivo do programa é conectar a tradição do campo à sua vocação global. Para isso, a iniciativa é estruturada em cinco alavancas estratégicas: Agricultura Familiar, Infraestrutura, Educação, Turismo e Inovação. A entrega do trabalho de pesquisa que reúne aproximadamente 500 páginas e do Plano de Ação foi realizada nesta quinta-feira (12), durante o Show Rural, com a apresentação das características e potencialidades dos sete distritos de Cascavel.
São eles:
* Sede Alvorada: potencial para se tornar um grande hub de inovação, indústria e logística, devido à localização estratégica.
* Espigão Azul: foco em sustentabilidade e economia verde.
* São João do Oeste: destaque para a agroindústria, tradição e cultura.
* São Salvador: fronteira da bioeconomia e da preservação, com foco na biodiversidade local e incentivo a modelos de negócios sustentáveis.
* Rio do Salto: considerado o santuário das águas e dos sabores naturais, com forte potencial turístico.
* Diamante: tradição e agroindustrialização, com destaque para a piscicultura.
* Juvinópolis: agricultura de precisão e produção de proteína.
O prefeito Renato Silva destacou que o projeto nasceu da necessidade de conhecer, na prática, a realidade dos distritos e aprofundar o entendimento sobre seus potenciais. “Fui criado no campo e sei da importância de olhar para os distritos com atenção e planejamento. Contratamos esse projeto com o Sebrae para aprofundar o conhecimento sobre as realidades e os potenciais que temos em cada distrito, na produção, na educação, na cultura e no turismo. O Sebrae é um parceiro consolidado, que traz ideias inovadoras para que possamos produzir mais, especialmente na agricultura familiar, mas com orientação e informação. Quem tem informação tem poder. Queremos levar mais conhecimento ao homem do campo, garantir que ele tenha as mesmas condições que existem na cidade e criar motivos para que as famílias permaneçam em sua terra. Agora começa também a captação de recursos. Fiz um desafio à equipe para que esse investimento retorne, no mínimo, dez vezes mais em recursos por meio de projetos junto ao Governo Federal, ministérios e emendas parlamentares”.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro, o projeto representa um marco para o município. “Esse projeto é um grande presente para Cascavel, porque objetiva identificar e mapear todas as oportunidades nos distritos rurais, suas necessidades e potencialidades. A partir disso, desenvolvemos ações integradas entre as secretarias do poder público municipal, estadual e federal para impulsionar o desenvolvimento desses territórios”, explicou.
O Plano de Ação, entregue oficialmente ao prefeito, define responsabilidades compartilhadas para impulsionar o desenvolvimento rural. Ao poder público caberá, entre outras ações, o investimento em infraestrutura e na pavimentação de estradas rurais por meio do Anel de Integração Viário Rural, facilitando o escoamento da safra e o transporte escolar; a implementação de serviços básicos, como rede de água e coleta regular de lixo; e o fortalecimento das compras públicas, priorizando a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar para abastecer escolas e unidades de saúde.
Já à iniciativa privada e a entidades como o Sebrae, cooperativas e associações, caberá a oferta de capacitações e crédito, além do incentivo à inovação, com a criação de um polo de tecnologia agroambiental para atrair startups e empresas de bioeconomia.
O diretor técnico do Sebrae, Reinaldo Rissete, destacou a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento econômico e tecnológico. “A gente acredita, primeiro, que a parceria com a prefeitura é fundamental para que Cascavel seja cada vez mais uma cidade que tenha mais qualidade de vida e mais oportunidade para o cidadão. Fazer esse projeto nos permitiu conhecer mais a realidade dos distritos para que a gente possa ser mais efetivo em ações para melhorar e aproveitar as oportunidades e potenciais que tem nos distritos de Cascavel”.
O diretor de Desenvolvimento Econômico, Everton Porfírio, também ressaltou a relevância do estudo. “Esse levantamento é fundamental. Ele servirá como base para projetos e solicitações de recursos junto aos órgãos federais, ao Governo do Estado e por meio de emendas parlamentares. É um material estratégico que fortalece a busca por investimentos e impulsiona o desenvolvimento econômico da área rural do município, especialmente com foco no pequeno e médio produtor”, finaliza.