20 de fevereiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel inicia tratativas para criar espaço permanente de homenagem às forças de segurança

Encontro reuniu autoridades, representantes das corporações e familiares para discutir a implantação do monumento...

Cascavel inicia tratativas para criar espaço permanente de homenagem às forças de segurança
© Divulgação

A Prefeitura de Cascavel deu o primeiro passo para a criação do Memorial dos Heróis, espaço que pretende homenagear profissionais das forças de segurança que faleceram no exercício da função. A proposta foi debatida em reunião com representantes das corporações, autoridades municipais e familiares nesta sexta-feira (20), no gabinete. 

A iniciativa busca instituir um local permanente de reconhecimento aos agentes que dedicaram suas vidas à proteção da comunidade, independentemente da corporação.

Segundo o prefeito em exercício, Henrique Mecabô, o memorial tem como objetivo eternizar o serviço prestado por profissionais da área de segurança, independente da cor da farda e também Transitar, Guarda Municipal e Patrimonial e demais forças de segurança. “Queremos reconhecer aqueles que prestaram o serviço máximo à comunidade, muitas vezes entregando a própria vida. Precisamos garantir que esse serviço seja lembrado e que essas famílias tenham a certeza de que seus entes viraram exemplo para as próximas gerações”.

De acordo com o presidente do IPC, Vinícius Boza, o local ainda não está definido, mas a decisão será em conjunto com as forças de segurança e o executivo municipal. “Após a definição do espaço, será elaborado o projeto arquitetônico. A ideia é que seja um ponto de grande visibilidade, para que a história desses heróis seja lembrada diariamente”, explicou.

Entre as possibilidades estudadas estão áreas centrais da cidade, como a Praça Getúlio Vargas, Avenida Brasil ou um espaço próximo ao local onde ocorreu o falecimento do Policial Militar Ariel Julio Rubenik em novembro do ano passado.

O vereador Carlos José de Camargo, policial militar há 13 anos, participou da reunião e defendeu a formalização da proposta. “Já perdi colegas em serviço. O policial assume o risco como missão de vida. O memorial é uma forma justa de reconhecimento.”

A reunião também contou com a presença de familiares. Daniela Ribas, viúva do policial Ariel Rubenik, destacou o significado da homenagem. “Ver a história e o legado dele sendo lembrados é muito gratificante. Mesmo com a dor ainda recente, saber que ele será lembrado como herói transforma esse sentimento em orgulho”.

A proposta agora seguirá para estudos técnicos e elaboração do projeto arquitetônico. Após essa etapa, o executivo deverá encaminhar projeto de lei para apreciação dos vereadores para oficializar a criação do Memorial dos Heróis no município.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas