Cascavel – Principal cartão-postal da cidade, o Lago Municipal de Cascavel atingiu seu pior nível. O amplo espelho d´água deu lugar a uma extensa área de lama, que avança cada vez mais adentro.
O cenário está ainda mais desolador do que o visto ano passado, quando a severa estiagem obrigou a Sanepar a captar água desse reservatório.
Segundo o governo do Estado, esta é a pior estiagem dos últimos 30 anos e o Paraná vive em situação de emergência hídrica.
Sem chuva e com a vazão dos rios reduzida em cerca de 30%, a Sanepar abriu o registro do lago em 70%. A junção dos fatores fez com que o nível da água no local esteja 1,92 metro abaixo do normal. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Município, esse é pior nível da história, uma vez que, ano passado, o menor nível atingido foi de 1,90 metro abaixo do normal. A recuperação só ocorreu no fim do ano, com um período de maior registro de chuvas.
De acordo com o Município, não é possível estimar o volume de chuva necessário para que o nível da água volte ao normal. É preciso que volte a chover de forma constante para que a recuperação aconteça, o que só deve ocorrer no fim do verão, em fevereiro ou março.
Abastecimento - Mesmo com calorão e pouca chuva, a Sanepar informa que ainda não tem previsão para adotar rodízio no abastecimento de água. O consumo segue acima da média para o período, com 72 milhões de litros/dia, padrão do alto verão, mas a companhia segue administrando a situação.
A vazão dos rios está reduzida em cerca de 30%. Na região, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste seguem sendo abastecidos com caminhões-pipa nos fins de semana e em dias de maior consumo.
Via: Redação/O Paraná - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS