sábado, 03 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Superação e reflexão marcam a peregrinação Caminho Terra do Sol

Peregrinos percorreram cerca de 40 quilômetros em contato com a natureza...

Um dia para superar desafios e contemplar a natureza: assim foi o último sábado (28), para os 30 adultos e uma bebê de 10 meses – a mais jovem participante que percorreram cerca de 40 quilômetros, grande parte em estrada rural, em busca de autorreflexão e superação de obstáculos durante o projeto Caminho Terra do Sol, idealizado pela AMIC Paraná (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná)

Neste ano, o trajeto foi reduzido para um único dia, por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Antes da mudança, o caminho era percorrido em quatro dias e a distância era maior, cerca de 110 quilômetros.  Os participantes se concentraram em frente ao campus da Unioeste em Cascavel por volta das 5h para instruções das equipes da AMIC. De lá seguiram a pé por 16 quilômetros até o distrito de São Salvador, para pausa do café da manhã. Na sequência, a caminhada foi por mais 24 quilômetros até a comunidade Linha Velha para almoço de encerramento. O retorno dos peregrinos foi feito de ônibus até o campus da Unioeste em Cascavel.   

Foi a primeira vez que a assistente social, Keila Fernandes Santos, participa da peregrinação Caminho Terra do Sol. Ela já conhecia o projeto e estava se preparando há meses. “Gosto muito de caminhar, principalmente em contato com a natureza. Quero percorrer o trajeto em busca de autoconhecimento e novas experiências”, comentou Keila.

O projeto Caminho Terra do Sol nasceu em 2013 e um dos idealizadores foi o ex-presidente da AMIC Paraná, Celso Bevilacqua. A ideia do projeto surgiu após ele ter percorrido algumas vezes o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. “Na época, lancei a ideia para a equipe da AMIC e eles toparam fazer aqui em Cascavel. Elaboramos a primeira edição em 2013, mas sem muitas pretensões. Não imaginávamos que o projeto crescesse desta forma e alcançasse tantas pessoas”, conta ele.

Com a expansão do projeto, Celso se sente agradecido por ele e toda a AMIC terem acreditado na ideia. “Hoje, o meu sentimento é de gratidão em ver como o projeto evoluiu e tem se aperfeiçoado a cada ano. A cada edição procuramos melhorar a estrutura, modificar o trajeto, tudo para que os participantes fiquem empolgados e possam desfrutar o máximo possível desse momento”, orgulha-se Celso.

Para a gestora de eventos da AMIC Paraná, Dulce Ragazzon, o sentimento é de missão cumprida. “Todos os participantes conseguiram concluir a caminhada de 40 quilômetros. Os últimos peregrinos chegaram ao ponto final, na comunidade de Linha Velha, por volta das 14h45, para almoço de encerramento. Ao longo de todo o percurso, a equipe da AMIC prestou assistência com distribuição de água e frutas. Ficamos imensamente felizes por todos terem concluído a jornada. Estamos prontos para a outra edição, que poderá ocorrer em maio de 2021”, finaliza Dulce.

Via: Assessoria Amic Paraná - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.