22 de abril de 2025

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Pacheco assina emenda que prevê menor preço para as novas concessões do pedágio no Paraná

O Projeto de Lei Complementar (PLC) enviado pelo Executivo Estadual foi aprovado hoje (07), em primeira discussão, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná...

Pacheco assina emenda que prevê menor preço para as novas concessões do pedágio no Paraná

O deputado Marcio Pacheco (PDT) assinou a emenda aditiva ao Projeto de Lei Complementar 15/2020, que altera as legislações de concessões e permissões de serviços públicos e de funcionamento da Agência Reguladora de Servidos Públicos Delegados (Agepar). A emenda apresentada e assinada por vários parlamentares trata especificamente de concessão de rodovias, tornando obrigatório o menor preço como critério para seleção da proposta vencedora aos futuros contratos de concessão de rodovias. 

O Projeto de Lei Complementar (PLC) enviado pelo Executivo Estadual foi aprovado hoje (07), em primeira discussão, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Amanhã (08) está prevista a segunda votação, incluindo as emendas apresentadas pelos deputados.

O PLC 15/2020 trata uma série de alterações da Lei de Concessões e Permissões do Estado. Dentre elas a nova concessão do pedágio no Paraná, cujos contratos atuais vencem em 24 de novembro de 2021.

“O Estado do Paraná tem o pedágio mais caro do Brasil. Isso trouxe um prejuízo enorme para toda a sociedade paranaense. É preciso construir um novo modelo de concessão, com a garantia do menor preço da tarifa do pedágio, bem como a garantia da execução das obras de melhorias nas rodovias”, defende Pacheco.

O novo modelo de concessão de rodovias em estudo pela União prevê a concessão de 3.800 quilômetros de rodovias federais e estaduais, divididos em oito lotes e adotar a taxa de cobrança para definir os vencedores dos leilões que devem ser realizados no primeiro semestre de 2020.

Para Pacheco, a questão do pedágio é um assunto que interessa a todos os paranaenses. “É preciso discutir essa questão profundamente com a sociedade organizada e não podemos perder essa oportunidade em optar por um modelo que seja justo e benéfico para as empresas e a população”, afirma.

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da ALEP, também está se mobilizando e irá promover Audiências Públicas em todas as regiões do Estado para mobilizar a sociedade paranaense para que o novo modelo de concessão do pedágio seja pela menor tarifa e não pela outorga.

HISTÓRICO -  O Paraná foi um dos primeiros estados brasileiros a conceder rodovias para administração da iniciativa privada. O início desse processo aconteceu em 1996, mas a cobrança da tarifa iniciou dois anos depois.

Na época, o Paraná adotou um modelo em que a licitação não era decidida pela menor tarifa. O valor a ser cobrado foi prefixado pelo Estado. O atual modelo foi dividido em seis lotes, que formam o que ficou conhecido como Anel de Integração.

Ele é formado por 2.505 km, incluindo 1.800 km de vias federais.

Por: SOT/Via: Assessoria Marcio Pacheco (PDT) - Foto: Divulgação - Foto:

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