Vigilância em Saúde destaca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho
Cascavel é pioneira em atividades exclusivas à saudê do trabalhador

Nesta terça-feira, 28, é lembrado o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data é uma homenagem aos 78 trabalhadores que morreram em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.
Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), consagrou a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador e no Brasil. Já em maio de 2005, o dia 28 foi instituído por meio da Lei n° 11.121.
De acordo com dados da OIT, mais de 2 milhões de mortes ocorrem por ano por acidentes e doenças do trabalho, e 860 mil pessoas sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo.
Os custos globais, diretos e indiretos, chegam a 2,8 trilhões de dólares, ou quase 7 trilhões de reais.
O Brasil é o quarto colocado no ranking mundial com seus mais de 700 mil acidentes e adoecimentos em conseqüência do trabalho por ano.
Em Cascavel, a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é uma das grandes conquistas da saúde municipal nos últimos três anos.
O trabalho é pioneiro no Paraná, e conta com uma equipe exclusiva para atender os trabalhadores.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) foi criada no início da gestão do Prefeito Leonaldo Paranhos, mediante a Reestruturação Organizacional do Município de Cascavel consolidada através da Lei nº 6.792 de 13 de dezembro de 2017 (Reforma Administrativa) e implementada oficialmente em abril de 2018.
Visat
A Visat é composta por dois técnicos em segurança do trabalho, uma médica na parte epidemiológica, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem e uma auxiliar de saúde. As inspeções realizadas em Cascavel são enquadradas em três tipos: Inspeção de rotina (preventiva), por ocorrência de acidente de trabalho (notificações) e/ou por denúncia ou reclamação (ouvidoria 156).
De acordo a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, o trabalho de inspeção e orientação junto aos estabelecimentos e trabalhadores tem sido primordial no afastamento e redução dos riscos trazidos pela ausência de saúde e segurança no trabalho.
A falta de equipamento de segurança individual ou coletivo é o que expõe os trabalhadores aos maiores riscos.
"Hoje é possível dizer que de cinco inspeções realizadas, quatro delas atendem satisfatoriamente as nossas orientações com base na legislação municipal, mudando positivamente as condições dos ambientes de trabalho e dos trabalhadores”, destacou Neri Wagner Gehlen, gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador.
A atuação da Vigilância em Saúde do Trabalhador é no sentido de prevenir acidentes relacionados ao trabalho. Dessa maneira, diminuindo os atendimentos desses casos nos serviços de atendimento de Urgência e Emergência.
A VISAT reitera aos trabalhadores e empresários a necessidade de adesão às medidas de segurança nos ambientes de trabalho. O objetivo é garantir que haja prevenção contra acidentes durante as atividades laborativas.
Mais Lidas
Publicidade