A chuva registrada em Cascavel nos últimos dias trouxe alívio para o abastecimento, com os reservatórios voltando aos níveis normais, mas trouxe também alguns transtornos principalmente para os moradores da zona rural. De acordo com o agrometeorologista Reginaldo Ferreira em Cascavel choveu 405,3mm, somente no mês de janeiro.
O excesso de chuva tem afetado a produção de grãos e as condições de trafegabilidade das estradas. Devido a isso, e com a proximidade do início da colheita da safra de verão e do ano letivo, a prefeitura de Cascavel deu início a Operação Safra 2021.
Paralelo a este trabalho que vem sendo realizado nos quatro quadrantes que foi dividido o município, nos distritos de São João, Sede Alvorada, São Salvador e Juvinópolis. a Secretaria de Agricultura (Seagri) também está fazendo alguns reparos em pontes e bueiros localizadas no interior do Município..
No Reassentamento São Francisco, a ponte de madeira, foi atingida pelas chuvas causando danos e dificultando o uso do equipamento.. O local está sinalizado para garantir a segurança dos usuários A Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura) já fez um levantamento da situação e fará o reparo emergencial. Após isso, um estudo técnico está programado para viabilizar uma nova estrutura para a localidade.
Chuvas
O ano de 2020 foi relativamente muito seco em Cascavel e, desde 2019, a estiagem vem atrasando o plantio. Até 30 de novembro do ano passado choveu cerca de 900 milímetros em Cascavel. No mês de janeiro deste ano, foram 405,3mm. Esta situação é totalmente atípica porque era esperado para o mês cerca de 180 milímetros. Para fevereiro a expectativa é que ainda chova significativamente. “Toda a chuva desta temporada, desde primeiro de dezembro pra cá, resulta em 700 milímetros. De primeiro de janeiro de 2020 a novembro de 2020, choveu 900 milímetros. De primeiro de dezembro do ano passado até agora, choveu 700 milímetros. Se continuar chovendo assim pode ser que a gente alcance todo índice do ano passado até novembro, nestes três meses”, avalia o meteorologista.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS