Polícia Ambiental resgata Tartarugas Raras presas em rede de pesca na Usina de Salto Caxias
No local, indivíduos ao perceberem a aproximação da equipe policial empreenderam fuga em meio a mata ciliar e abandonaram os apetrechos de pesca, dentre eles linhas de mão e uma rede de pesca em modo de captura...
Na última quarta- feira (17), a equipe da Polícia Ambiental do Paraná, recebeu uma denúncia anônima de pesca em local e período proibido, na Usina Hidrelétrica de Salto Caxias.
No local, indivíduos ao perceberem a aproximação da equipe policial empreenderam fuga em meio a mata ciliar e abandonaram os apetrechos de pesca, dentre eles linhas de mão e uma rede de pesca em modo de captura. Na rede de pesca foi observado que diversas tartarugas estavam morrendo asfixiadas pela malha da rede, o que motivou um integrante da equipe Policial Ambiental a entrar no rio e nadar até a rede salvando as tartarugas.
Apesar de uma das tartarugas sucumbir a ação predatória e cruel dos pescadores ilegais, todo o esforço da equipe policial foi recompensado com a satisfação de ver uma delas que já estava praticamente sem movimentos recuperar-se e retornar ao seu habitat natural. Ao todo foram resgatadas e soltas seis tartarugas, sendo que uma delas não resistiu a ação cruel dos infratores.
As tartarugas resgatadas são de uma espécie rara conhecida como Cágado- rajado (Phrynops williamsi) e conforme o Decreto 3148/2004, são ameaçadas de extinção no Paraná. Foram apreendidos no local aproximadamente 50 metros de rede que posteriormente serão destruídas.
Mais Lidas
Publicidade