Cascavel

Bastidores da Covid-19: a rotina dos auxiliares de serviços gerais

O plantão da Marcia é de 12 horas, das 7h às 19h, e cada limpeza terminal demora ce...

22 fev 21 - 14h48 Redação SOT
Bastidores da Covid-19: a rotina dos auxiliares de serviços gerais

A rotina é puxada, e nos últimos dias o trabalho tem se intensificado ainda mais. Em cada alta, óbito ou transferência de paciente, o auxiliar de serviços gerais precisa estar presente dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para fazer a chamada limpeza terminal, importante para desinfecção de todo o ambiente. “É um trabalho muito importante, pois sem fazer essa limpeza, o leito não pode ser utilizado por outro paciente”, diz Marcia Leonardo de Lima, que é uma das responsáveis pela limpeza da UTI Covid-19 do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. 

Há dois anos Marcia trabalha no hospital, e há cerca de dois meses na UTI Covid-19. Acostumada com uma rotina de cuidados com a contaminação hospitalar nesses anos, ela ressalta, que o cuidado foi redobrado durante a pandemia, além disso, o trabalho também foi intensificado. “Nas últimas semanas o intervalo entre uma limpeza terminal e outra chegou a ser menor que 30 minutos na UTI Covid-19. Em algumas vezes, 3 limpezas no mesmo período, sendo necessário uma ajuda extra de outros setores também”, conta. 

O plantão da Marcia é de 12 horas, das 7h às 19h, e cada limpeza terminal demora cerca de 1 hora para ser concluída, tirando o tempo de paramentação e desparamentarão. “É cansativo, mas também peguei um amor por tudo isso. O nosso trabalho é muito importante para que esses pacientes estejam em um leito seguro, sem risco de contaminação. E a cada vez que vemos um paciente recebendo alta ficamos contentes também com o nosso trabalho”, enfatiza Marcia. 

Mais de 20 anos de cuidado

Maria de Fátima Martins dos Santos também é auxiliar de serviços gerais e tem uma rotina um pouco diferenciada da Marcia, mas em alguns momentos também envolve a paramentação. Ela é fiscal de todos os auxiliares de serviços gerais, e atua há mais de 20 anos no Huop. “Pelo menos uma vez ao dia passo em todos os setores para avaliar o trabalho e conversar com todos os servidores”, explica. 

E o momento da Covid-19, assim como para Marcia, também exigiu um cuidado dobrado para Maria de Fátima. “Sempre digo que o bom atendimento não depende só dos médicos ou dos enfermeiros, o apoio também precisa fazer a limpeza bem feita e ter o cuidado como se o leito fosse ocupado por um ente querido. Buscar sempre fazer o melhor, para que não tenha nenhum imprevisto com contaminação”, diz. 

Mesmo tendo amor pelo trabalho, o desejo das auxiliares de serviços gerais é o mesmo: o fim da pandemia. “Teve uma hora que estava com número bem menor de leitos ocupados, e de repente ficou cheio de novo. É complicado, rezamos muito pelos pacientes que estão aqui”, diz Marcia. “A gente se preocupa com esses pacientes, mesmo de longe torcemos pela recuperação deles e esperamos que esse sofrimento termine logo”, finaliza Maria de Fátima.

Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.