Paraná

Arilson pede informações sobre o cancelamento do concurso da Polícia Civil

Anúncio foi feito cinco horas antes do início da prova. Mais de 100 mil pessoas se...

22 fev 21 - 21h01 Atualizado 22 fev 21 - 21h01 Redação SOT
Arilson pede informações sobre o cancelamento do concurso da Polícia Civil

O cancelamento da prova objetiva do concurso para a Polícia Civil, anunciado 5 horas e dezoito minutos antes do início da aplicação, gerou indignação entre os mais de 100 mil inscritos para uma das 400 vagas ofertadas. O deputado Arilson Chiorato (PT) questiona a manutenção do concurso mesmo após pedidos oficiais para que fosse adiada em razão do aumento de casos de covid-19, inclusive da nova variante do vírus, além das normas de saúde que visam à prevenção.

Outro motivo que levou o parlamentar a solicitar versa sobre o argumento apresentado pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) que alegou "problema logístico insuperável de realocação de candidatos e de provas, quanto também de segurança e de igualdade de condições de concorrência entre todos os candidatos".

O deputado pediu informações, protocolada em plenário, ao secretário da Administração e Previdência, deputado Marcel Micheleto, e ao secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Rômulo Marinho Soares, sobre a ratificação da realização de prova para preenchimento de cargos de Delegado de Polícia, Investigador de Polícia e Papiloscopista do Quadro Próprio da Polícia Civil (QPPC) do Paraná diante do contexto de pandemia de coronavírus.

Entre os questionamentos estão:

 - Qual a motivação de manutenção das provas do concurso público da Polícia Civil no dia 21 de fevereiro mesmo diante de posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e Recomendações da DPE/PR e do MPT pelo adiamento da prova objetiva por "representar risco à segurança sanitária dos participantes e habitantes da Curitiba"?

- Quais providências serão adotadas para apuração de responsabilidades pelos envolvidos na organização do concurso, diante não fiscalização prévia e adoção das medidas sanitárias preventivas?

 - Serão previstos ressarcimentos ou alguma medida indenizatória aos inscritos?

Na avaliação de Arislon, justifica-se o Pedido de Informações em razão da necessidade de esclarecimentos acerca da manutenção da data de realização das provas apesar da existência de fatores nitidamente contrários e evidenciados pelo risco de acirramento de contaminação do novo Coronavírus (Sars-CoV-2) na cidade de Curitiba, pela grande quantidade de pessoas em circulação na cidade, transportes públicos, acomodações em hotéis e pousadas, entre outros fatores de risco.

Via: Assessoria Arilson Chiorato - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.