Monday, 07 de April de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco

Cotidiano

Titanossauro mais antigo do mundo é descoberto na Patagônia argentina

Batizado de Ninjatitan zapatai, animal viveu há 140 milhões de anos, no início do período Cretáceo — bem antes do que se pensava até então...

Titanossauro mais antigo do mundo é descoberto na Patagônia argentina

Na região da Patagônia argentina, pesquisadores descobriram o que acreditam ser um exemplar da espécie de titanossauro mais antiga do mundo. Com nome científico de Ninjatitan zapatai, o animal viveu há 140 milhões de anos, o que mostra que os titanossauros se originaram antes do que se imaginava: no início do período Cretáceo.

Até então, só se conheciam titanossauros que habitaram o planeta há 120 milhões de anos, mas isso muda com o anúncio da descoberta, feito neste domingo (28). Os resultados foram publicados na revista científica Cretaceous Research.

De acordo com a Agência France-Presse (AFP), a ossada de 20 metros foi originalmente encontrada em 2014, na província argentina de Neuquen. O animal faz parte do grupo dos saurópodes – lagartos comedores de plantas que podem ter sido os maiores animais que já existiram na Terra.

Pablo Gallina, pesquisador da Fundação Azara da Universidade Maimonides, na Argentina, informou em comunicado que o achado é muito importante para entender a história evolutiva dos saurópodes. Isso porque a descoberta não é algo corriqueiro na paleontologia. “Registros fósseis do início do Cretáceo, há cerca de 140 milhões de anos, são realmente muito escassos em todo o mundo", afirma o cientista.

Segundo Alejandro Otero, líder da descoberta e pesquisador da Universidade Nacional de La Plata, a nova espécie tinha tamanho maior ou igual ao dos dinossauros do gênero de titanossauros Patagotitan. O maior desses seres tinha 37 metros de comprimento da cabeça à cauda e pesava 69 toneladas.

A ossada do titanossauro mais antigo do mundo inclui vértebras caudais e ossos da cintura pélvica e peitoral. Isso por si só já é importante para o estudo dos titanossauros, mas os pesquisadores esperam encontrar mais ossos para completar o esqueleto da espécie.

“A parte do esqueleto encontrada está bastante articulada, o que nos faz pensar que deve haver mais ossos que certamente começarão a ser encontrados assim que continuarmos com as escavações”, afirma Otero.

Via: Redação/Revista Galileu - Foto: Divulgação

Publicidade

Tags:

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade