Semana Pedagógica segue produtiva, hoje com transmissões simultâneas
Com adiantamento do Calendário Escolar, profissionais recebem capacitação, destaque é para as Tecnologias Digitais...

Hoje (10) é o terceiro dia da II Semana Pedagógica 2021, que segue até sexta-feira (12) com capacitação remota aos profissionais das escolas e Cmeis da Rede Municipal. Desde segunda-feira (8) os servidores vêm tendo acesso a transmissões ao vivo e atividades em substituição aso dias de Atividade Pedagógica que ocorreria no decorrer deste ano letivo, com dispensa de aluno. A ação é uma medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus diante da situação crítica vivenciada nos últimos dias. Com isso, os servidores têm a possibilidade de permanecer maior tempo em teletrabalho e evita-se a circulação de pessoas nas unidades escolares.
Pela primeira vez desde o início da realização das formações online foi possível nesta quarta-feira a transmissão de duas palestras ao vivo simultaneamente. Ao todo, durante esta semana, serão 14 transmissões ao vivo, 11 atividades de estudo complementar e a 4 módulos do Curso Tecnologias Digitais e Educação, abordando Google Meet, Google Classroom, criação e edição de vídeos e manipulação de imagens, ministrado pela doutoranda e instrutora de informática Marcia Regina Kaminski.
A ênfase nas Tecnologias Digitais é mais que necessária, em função da nova realidade vivida por conta da Pandemia. Segundo a secretária de Educação, Marcia Baldini, é preciso buscar novas alternativas, atentando sempre para a realidade de cada aluno, tendo em vista que enquanto não houver segurança sanitária também não há previsão de retorno das atividades presenciais com alunos. “Será necessário buscar outras estratégias para trabalhar com os alunos. Sabemos que há aqueles que os pais têm condições de auxiliar o aluno e sabemos que há pais que não dominam o conteúdo e não conseguem ensinar, então é preciso buscar outras ferramentas por meio da tecnologia”, apontou.
As formações na área de Tecnologias Digitais proporcionam melhor aproveitamento da parceria firmada ainda no ano passado entre a Semed e o Google, que permite o cadastro de cada professor da rede na plataforma G Suíte for Education, que entre outros benefícios permitem o acesso ao Google Drive, com armazenamento ilimitado para atividades, textos, apresentações, vídeos e formulários; Google Sala de aula, para gerenciamento de turmas, comunicação com alunos, responsáveis, publicação de atividades, comunicados, agenda da turma e materiais de estudo; e Google Meet, para videoconferências com os alunos, com recursos avançados de gravação e duração ampliada de reuniões.
O valor usual do uso da plataforma é de R$ 85 por usuário, no entanto, com a parceria, o acesso dos professores saiu a custo zero para o município. Além disso, a Secretaria de Educação também trabalha na aquisição de equipamentos para dar suporte aos alunos e professores na utilização da tecnologia. “Vamos investir mais de R$ 4 milhões em notebooks para empréstimo aos professores e tablets para os alunos. Ainda estamos muito longe de comprar um equipamento para cada professor, mas teremos uma quantidade que já vai ajudar no trabalho”, afirmou a secretária Marcia.
Avaliação
A avaliação do aluno foi outro tema bastante trabalhado nesta quarta-feira (10), com a palestra “A avaliação dos processos educativos numa perspectiva histórico-prática”, com a professora Ana Maria Marques Palagi. Para a diretora do Departamento Pedagógico, Rosane Bandalise Corrêa, um dos maiores desafios neste novo contexto é a avaliação do aluno à distância. “No ano passado nós enfrentamos um grande desafio no nosso trabalho que foi fazer a avaliação do aluno sem estar por perto e sem fazer um acompanhamento próximo, mas a gente encontrou meios de avaliar. Tivemos professores que fizeram chamadas de vídeo, que fizeram a leitura com as crianças, que gravaram aulas, que os pais enviaram o retorno para os professores e essa aproximação com a família nos fez ter um olhar diferente para este processo avaliativo”.
Ela também lembrou que as mudanças impostas pelo novo coronavirus impactaram diretamente o trabalho dos professores, que tiveram que buscar alternativas nunca ou pouco utilizadas, que o caso da tecnologia, e reinventar a atuação como educador. “Foi bem difícil o início da nossa trajetória com o uso das tecnologias, foi algo que nos deixou bastante inseguros, porém estamos vencendo com maestria”.
Mais Lidas
Publicidade