Elas preenchem minha vida", diz cuidadora que decidiu fazer a diferença na vida de duas idosas
Programa Cascavel Caridoso atende idosos e adultos com deficiência em situação de vulnerabilidade social...

Desde maio do ano passado, Cascavel possui uma lei que garante proteção a idosos e adultos com deficiência e que se encontram em situação de risco social. O Programa Cascavel Caridoso permite que famílias acolhedoras recebam e cuidem, em suas casas, idosos que precisam de um lar. Esses cuidados têm levado um verdadeiro lar a idosos que se encontravam em vulnerabilidade.
Elenita Pereira dos Santos foi a primeira pessoa a se dispor em acolher e cuidar de idosos. Hoje ela cuida de duas mulheres. Ela diz que ama estar na companhia de idosos e que isso a faz sentir-se bem. “É muito bom. Tenho duas idosas acolhidas. Elas preenchem a minha vida e eu ajudo elas”, revelou a cuidadora.
O Cascavel Caridoso é um programa vinculado à Secretaria de Assistência Social (Seaso) e tem como foco promover os direitos garantidos no Estatuto do Idoso, além de amparar pessoas adultas com deficiência.
Em Cascavel, aqueles que se encontram em situação de abandono, ou outras violências, são atendidos pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas).
O Município já conta com uma Rede de Acolhimento Institucional, que atende a esse público. Integram a rede a República para Idosos, o Abrigo São Vicente de Paulo e a Residência Inclusiva. A implantação do Acolhimento Familiar visa ampliar as possibilidades de proteção àqueles que necessitam de cuidado e proteção.
Cascavel Caridoso - O programa constitui em acolhimento de idosos e a adultos com deficiência, por famílias previamente cadastradas e habilitadas, residentes em Cascavel há no mínimo 24 meses e que tenham condições de recebê-los e mantê-los com dignidade, garantindo a manutenção dos direitos básicos, oferecendo meios necessários à saúde, alimentação e convívio social com acompanhamento direto da equipe técnica do programa.
Todas as famílias interessadas passam por uma triagem, avaliação e capacitação, recebem uma bolsa-auxílio mensal. Não é um vínculo empregatício, mas sim uma ação voluntária.
O Programa é mantido com recursos livres do Município e pode acolher até 25 pessoas.“A gente pede o apoio de todos que participem do programa, que procurem a Secretaria de assistência social e com certeza faremos parte de uma grande família de amor e carinho por nossos idosos e adultos com deficiência”, disse o secretário, Hudson Moreschi Júnior.
Para fazer parte do programa as famílias podem entrar em contato com a Seaso pelo telefone (45) 9 9133-3396
Requisitos importantes para tornar-se família acolhedora:
- Comprovar moradia fixa em Cascavel há no mínimo 24 meses;
- Ter disponibilidade de tempo para
- oferecer proteção e apoio ao acolhido;
- Responsável pela família ter idade
- superior a 30 anos;
- Apresentar boas condições de saúde;
- Não ter nenhum membro da família
- que resida no domicílio envolvido
- como o uso e abuso de álcool e
- drogas;
- Possuir espaço físico adequado;
- Responsabilidades da família acolhedora:
- Garantir ao idoso ou pessoa com
- deficiência o direito à saúde -
- acompanhando e participando junto a
- atendimentos de promoção e cuidado à saúde.
- Administrar a Bolsa-Auxílio
- disponibilizada pelo Município para o
- custeio das despesas com o acolhido.
- Proteger, prestar assistência material, moral e social ao idoso ou adulto com deficiência.
- Proporcionar ações que possibilitem a convivência familiar e comunitária do acolhido.
- Participar da capacitação inicial e continuada para família acolhedora.
- Prestar informações sobre a situação do acolhido à equipe técnica do Serviço.
- Contribuir na preparação do acolhido para o retorno à família de origem,caso em que for possível.
As famílias acolhedoras, independente de sua condição econômica, têm a garantia do recebimento de subsídio financeiro, o qual será pago correspondente aos dias de acolhimento e número de acolhidos.
Mais Lidas
Publicidade