Partido que elegeu Leonir Antunes em Boa Vista da Aparecida, derreteu
A janela, é o período destinado aos vereadores que desejam mudar de partido. Este é espaço de tempo em todo o mandato que eles podem mudar de livremente....

Boa Vista da Aparecida - Em Boa Vista da Aparecida, partidos políticos tradicionais ficarão sem representatividade nas eleições municipais desse ano. A constatação leva em conta o fim do prazo para filiações, estabelecido pelo calendário eleitoral. A famosa janela partidária começou em 05 de março e terminou na sexta-feira (03). A janela, é o período destinado aos vereadores que desejam mudar de partido. Este é espaço de tempo em todo o mandato que eles podem mudar de livremente, e mudaram.
O mais famoso que derreteu foi o PSDB, partido que nas últimas eleições municipais chegou a eleger o prefeito, Leonir Antunes dos Santos. Ao longo do mandato, Leonir abandonou o ninho tucano, do ex-governador Beto Richa e assinou ficha no PR, para se aproximar do governador, Ratinho Junior.
Leonir usou o PSDB como trampolim e o deixou sem expressão nenhuma. Outro que encolheu foi o PSL, que ficou famoso por dar abrigo à candidatura do presidente da República, Jair Bolsonaro. Como Bolsonaro se desfiliou do partido, houve um impacto nacional que fez a sigla desmoronar.
A explicação para o ostracismo de alguns partidos está relacionada ao fim das coligações proporcionais. É que a legislação eleitoral exige que cada partido político eleja seus próprios candidatos. A proposta foi aprovada durante a reforma política e tem o objetivo de promover uma espécie de enxugamento pra reduzir o número de agremiações partidárias que somava mais de 40.
Agora, o partido que não fizer nenhuma legenda poderá até ter o candidato mais votado no município, mas ficará fora do Legislativo. A legenda é conhecida através de uma expressão matemática. Para saber quantos votos são necessários para conquistar uma cadeira na Câmara, basta pegar o número de votos válidos e dividir pelo número de cadeiras do Legislativo.
Nas eleições de 2016, em Boa Vista da Aparecida, votaram pouco mais de 6 mil eleitores. O município tem nove vereadores. Assim, caso todos votem, o resultado é de aproximadamente 650 votos para cada cadeira. Com isso o partido que não fizer esse número mínimo de votos não elegerá nenhum vereador.
O Jornal ABC apurou que o grupo do prefeito, Leonir dos Santos, fortaleceu agremiações como o PR, PSD e PDT. Entretanto, de maneira geral o grupo encolheu. Leonir tentou jogar na mesa todas as cartas possíveis, se manteve firme até o último instante, mas sofre o desgaste de um período de quatro anos no governo, com problemas administrativos que se tornaram famosos.
Um dos casos recentes é a promessa de distribuir, mais de 90 terrenos urbanos, praticamente de graça para famílias de baixa renda. A proposta dele foi barrada pelo Ministério Público por acontecer em vésperas de eleição, o que é proibido. Outro fato curioso foi um deficit orçamentário de quase R$ 600 mil. O Tribunal de Contas exigiu que fossem tomadas medidas duras para promover o saneamento financeiro.
Na Câmara de vereadores Leonir também perdeu força com a mudança do ex-presidente do Legislativo, Valério Fernandes. Na sexta-feira último dia do prazo, Valério assinou filiação no MDB. Outro que esperou até o último instante foi Adair Gomes. Ele se elegeu pelo PRB, mas vai buscar a reeleição pelo MDB.
Um detalhe que chama atenção foi o crescimento vertiginoso do MDB, partido do ex-prefeito, Wolnei Savaris. A agremiação cresceu, aproximadamente, 80%. Para se ter ideia da expressividade o grupo passou de 340 membros filiados para 537. Esse é o famoso jogo político. O cenário eleitoral caminha a passos largos. As cartas estão sendo embaralhadas e os eleitores estão sendo convidados a participar dessa disputa, não como coadjuvantes, mas como atores principais.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade