25 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Câmara aprova título de honra ao mérito ao padre Santo Pelizzer

Conforme justifica o vereador, a homenagem reconhece os relevantes serviços prestados frente à comunidade católica de Cascavel em mais de 60 anos de sacerdócio em Cascavel...

Câmara aprova título de honra ao mérito ao padre Santo Pelizzer

Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Cascavel a outorga do Título de Honra ao Mérito ao Padre Santo Pelizzer, proposto pelo vereador Cidão da Telepar (PSB) através do Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2021.

Conforme justifica o vereador, a homenagem reconhece os relevantes serviços prestados frente à comunidade católica de Cascavel em mais de 60 anos de sacerdócio em Cascavel. O padre atualmente é Diretor Espiritual no Seminário Arquidiocesano São José de Cascavel – PR.

Santo Pelizzer nasceu em 28 de abril de 1929, no Rio Grande do Sul, em uma família de agricultores que tirava o sustento dos 11 filhos da cultura da uva. Em 1941, Santo decidiu tomar outro rumo, ouviu o chamado e Deus e decidiu ser padre. Foram 15 anos de estudos e diversos momentos difíceis na caminhada. Um deles foi ter que lidar com a morte do pai no meio da sua formação.

Em 6 de abril de 1957 foi a sua ordenação. Ficou no Rio Grande do Sul por um ano, quando veio para Cascavel e atuou aqui e em Toledo. Ajudou na construção de várias paróquias, disseminando a fé católica em todo oeste paranaense. Uma das grandes obras que participou foi a construção da Catedral Nossa Senhora Aparecida. O arcebispo Dom Lucio Baumgartner reconheceu a importância do trabalho do Padre Santo para a região. Reconhecimento que veio com a reforma do Centro de Formação Arquidiocesano, conhecido como CAF, o qual recebeu o nome "Centro de Formação Padre Santo Pelizzer'.

Padre Santo, como é conhecido, é dos grandes responsáveis pela evangelização, estrutura, construção de paróquias e manutenção do seminário e continua empenhado do exercício de seu ministério apesar de ter mais de 90 anos de idade.

Por: SOT/Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade