Cascavel vacina pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades neste sábado (15)
Grupo deve apresentar declaração médica com a comprovação que a pessoa tem algum dos 22 tipos de doenças preexistentes listadas no Plano de Imunização Contra a Covid-19...
Cascavel imuniza neste sábado (15), contra a Covid-19, pessoas com doenças crônicas, as chamadas comorbidades, para quem tem entre 55 e 59 anos, neste sábado (15).
A vacinação acontecerá em 35 unidades de saúde que vão abrir exclusivamente para imunizar esse grupo entre 8 e 17 horas. Os pacientes precisam apresentar a declaração, assinada e certificada pelo médico, que ficará retida no momento da vacinação.
O modelo está disponível no portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), com a comprovação de que a pessoa tem algum dos 22 tipos de doenças preexistentes listadas no Plano de Imunização Contra a Covic-19, do Ministério da Saúde (lista abaixo).
As pessoas que são acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter a comorbidade comprovada pela unidade de saúde.
“Não será aceito apenas um atestado que indica a necessidade da vacina, o médico precisa cumprir as regras. O documento ficará retido e são de total responsabilidade do profissional que emitiu”, ressalto o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.
No termo, o médico precisará declarar que o paciente está sob seus cuidados e, por fim, assinalar a veracidade e autenticidade das informações descritas na declaração, sob pena de responsabilização pelo Código de Ética Médica e Código Penal.
O grupo de pessoas com comorbidades será vacinado de forma gradativa e condicionado ao recebimento de novas remessas de vacinas.