sábado, 10 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Profissionais de Enfermagem de Cascavel realizam mobilização em prol do piso salarial nacional

A carreata teve inicio no Bairro São Cristóvão, e seguiu até a frente da Prefeitura de Cascavel....

Quem vê o Heitor correndo e esbanjando saúde com quatro anos, nem imagina o que ele passou logo após o nascimento. Com 990 gramas, ele nasceu prematuro de 28 semanas e precisou ficar internado na UTI Neonatal do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) por cerca de três meses. Nesse período, passou por dificuldades, como a perda de peso, chegando a pesar 780 gramas. “Se ele está vivo hoje é graças à equipe de Enfermagem, que o acompanhou desde o primeiro dia. São anjos e só tenho a agradecer por tudo que fizeram por ele”, diz a mãe do Heitor Fogaça de Almeida, Franciele Maria Franco, que fez questão de participar da carreata da Enfermagem pela aprovação da PL 2564\2020, que institui o piso salaria destes profissionais, nesse sábado (15), em Cascavel. 

Na chegada da carreata, Franciele já foi de encontro ao rosto conhecido da época em que Heitor estava internado, a representante dos técnicos de Enfermagem do Huop, Dariane Barbosa. “Esse reconhecimento é extremamente importante, e salvou meus dias de todas as formas”, ressalta Dariane no encontro ao Heitor. 

A gratidão pela vida do Heitor é também da irmã, Lohana Fogaça de Almeida, que acompanhou toda a trajetória no hospital, e se forma nesse ano em Técnico de Enfermagem, com a pretensão ainda de fazer o curso de Enfermagem. Para a mãe, motivo de orgulho. “Ela acompanhou tudo e decidiu seguir essa carreira, e já no início fez questão de participar desse ato pela categoria, acreditamos que isso é muito importante para a profissão”, enfatiza Franciele. 

CARREATA - A carreata reuniu profissionais de Enfermagem e percorreu a Avenida Brasil, até chegar a Prefeitura de Cascavel. “Estou na Enfermagem há 11 anos e nunca vi um movimento desse tamanho. Acredito que a pandemia favoreceu o reconhecimento da categoria, pois mais do que nunca estamos dando todo nosso suor para salvar vidas. E a luta não para por aqui, continuaremos até chegarmos ao nosso objetivo, que é a aprovação da PL2564\2020”, diz uma das organizadoras da carreata, a técnica de Enfermagem, Karine Fernandes Gonçalves. 

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) também esteve representado. “Acreditamos que a categoria precisa se unir nessa mobilização, pois o piso salarial impacta na vida de todos os profissionais. Chegou a nossa hora de nos manifestar e causar um impacto na sociedade pela nossa luta”, diz a Diretora de Enfermagem, Sara Treccossi. “Faz 6 anos que estamos sem nenhum aumento no piso salarial, e em algumas instituições ainda perdendo gratificações. Também temos boletos, contas para pagar e precisamos desse reconhecimento”, complementa a representante dos técnicos de Enfermagem do Huop, Dariane.

O vereador Edson Souza (MBD), que também já foi diretor administrativo do Huop, abraçou a causa e enfatizou a importância dessa luta. “Não podemos defender a Enfermagem apenas na pandemia. Quando estive dentro do Huop conheci essa categoria e posso afirmar que são eles que estão sempre à disposição, é quem está a beira leito atuando para salvar vidas. Dentro do hospital temos uma conquista muito grande, que é a Sara, diretora de Enfermagem, e a Dariane, representante dos técnicos, eleitas pelos próprios pares, e é preciso lutar ainda mais por essa categoria. Chegou a hora da população e dos nossos governantes reconhecerem isso”, finaliza Edson.

Via: Redação/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.