25 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Deputados rejeitam parecer de projeto que pretendia mudar Data Magna do Estado

O objetivo projeto é, por justificativa, “resgatar a memória histórica da emancipação”. O texto cita que o dia mencionado marca a data em que o Imperador Dom Pedro II...

Deputados rejeitam parecer de projeto que pretendia mudar Data Magna do Estado

Os deputados membros da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná rejeitaram nesta quarta-feira (19) o parecer favorável do deputado Estacho (PV) ao projeto de lei 542/2019, do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), que institui o dia 29 de agosto como a Data Magna do Estado do Paraná. Os parlamentares seguiram o voto contrário do deputado Goura (PDT). O projeto segue para apreciação dos deputados em Plenário com voto contrário da Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Ademir Bier (PSD).

O objetivo projeto é, por justificativa, “resgatar a memória histórica da emancipação”. O texto cita que o dia mencionado marca a data em que o Imperador Dom Pedro II elevou a comarca de Curitiba e criou a Província do Paraná, em desmembramento da Província de São Paulo.

No entanto, Goura argumentou que a data magna do Estado, atualmente comemorada em 19 de dezembro, é a grande data a ser celebrada no Paraná. “Parece-me temerário fazermos esta mudança sem um grande debate com a sociedade. O 19 de dezembro é celebrado há 160 anos. Temos monumentos espalhados por todo o Estado, o que pode implicar no apagamento desta história”, afirmou o deputado.

O deputado Tadeu Veneri (PT) seguiu o voto contrário. Para o deputado, a Assembleia não pode criar duas datas simultâneas. O deputado Galo (PODE) concordou com o deputado Goura. “Com profundo respeito pelo deputado Guerra, mas aqui nos deparamos com esta parede que é a história”, disse. A deputada Cantora Mara Lima também acompanhou o voto do deputado Goura. A proposta segue em tramitação na Assembleia Legislativa.

Por: SOT/Via: Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade