Paraná

Editais de incentivo à cultura facilitam acesso de projetos do Interior do Paraná

O Trilhando Pelo Paraná, que contempla espetáculos de companhias de circo-teatro ou...

22 mai 21 - 12h36 Redação SOT
Editais de incentivo à cultura facilitam acesso de projetos do Interior do Paraná

Dois editais de incentivo à cultura estão com as inscrições abertas. A intenção da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, é abranger produções de todo o Paraná.

O primeiro, que aceita inscrição até 15 de junho, é o Trilhando Pelo Paraná, que vai contemplar espetáculos de companhias de circo-teatro ou pavilhão. O outro é a terceira edição do Programa de Incentivo Paraná Cultural, aberto até 28 de junho. Ambos são voltados para o público infantojuvenil.

O Trilhando pelo Paraná é um edital direcionado para o Interior do Estado. As cidades que vão receber os espetáculos poderão ter, no máximo, 5 mil habitantes. O Programa de Incentivo Paraná Cultural segue a mesma linha, separando as inscrições em duas abrangências: Capital do Estado ou Municípios do Estado do Paraná (exceto Capital).

O edital selecionará dez espetáculos com 45 a 75 minutos de duração, que já tenham sido apresentados anteriormente, para a circulação no Estado, em cem municípios de até 5 mil habitantes.

Cada grupo deverá realizar duas apresentações em dez municípios, totalizando 20 apresentações. Após a circulação do espetáculo, cada companhia será contemplada com R$ 30 mil, somando o valor de R$ 300 mil do Concurso Trilhando pelo Paraná.

“Este edital reconhece o valor de artistas que literalmente vão aonde o povo está. Queremos fazer uma bela trajetória para o Trilhando pelo Paraná, dando a oportunidade de renda para trabalhadores e trabalhadoras”, destaca a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Ela acrescenta que será um momento em que a arte certamente será muito bem recebida nestes pequenos municípios. “Esperamos que em breve os efeitos da pandemia se minimizem e possamos ter novamente a arte e a cultura em sua integridade”, afirmou Luciana.  

INCENTIVO PARANÁ CULTURAL – Para o segundo edital, Programa de Incentivo Paraná Cultural, serão selecionados projetos culturais nas áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Música, Artes Visuais, Humanidades e Artes Integradas, que sejam voltados ao público de 1 a 14 anos.

O objetivo é proporcionar a crianças e adolescentes instrumentos para formação de plateia, destacar a convivência familiar e comunitária, contribuir com meios de socialização, ampliação de conhecimento, experimentação e ludicidade por meio da arte e da cultura.

“Fizemos um levantamento para mapear e entender quais áreas demandam recursos que podem resultar em ações abrangentes e chegamos a esses três recortes para 2021. Estamos com grandes expectativas em relação aos projetos de todo o Estado”, disse a superintendente.

No caso do Programa de Incentivo Paraná Cultural, cada proponente deverá inscrever apenas um projeto. O mesmo proponente que inscreveu o projeto na Lei Federal de Incentivo à Cultura deve ser o proponente a inscrever o projeto no Paraná Cultural.  

Serviço Trilhando pelo Paraná

Inscrições até 15 de junho no site http://www.sisprofice.pr.gov.br

Programa de Incentivo Paraná Cultural 2021 – Infantojuvenil

Inscrições até 28 de junho no site http://www.sisprofice.pr.gov.br

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.