Ponte desaba e caminhão escapa de acidente por segundos em SC
O acidente foi flagrado por câmeras de segurança e aconteceu por volta das 11 horas na Rua Ernesto Bianchini, no bairro Guarani....
A cabeceira de uma ponte desabou na manhã de hoje e por pouco não "engoliu" um caminhão que passava pelo local em Brusque, a 126 km de Florianópolis.
O acidente foi flagrado por câmeras de segurança e aconteceu por volta das 11 horas na Rua Ernesto Bianchini, no bairro Guarani. Apesar do susto, uma mulher que transitava a pé não se feriu e um motoqueiro que caiu do veículo teve apenas ferimentos leves.
Este é o segundo registro de queda de ponte na cidade num intervalo de dois meses. Em abril, a cabeceira da Ponte Santos Dumont também cedeu com três carros sobre a via, mas não deixou feridos.
De acordo com o prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), a ponte atingida tem mais de 50 anos de construção e serve de ligação entre os bairros Guarani e Rio Branco. Segundo a prefeitura, uma investigação deve apontar as causas do acidente e existe a possibilidade de ter relação com as fortes chuvas que atingiram a cidade entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. O laudo será feito pela Secretaria de Infraestrutura Estratégica da cidade.
"Nossa cidade amanheceu em meio a uma enxurrada forte na região de Limeira (choveu 96,9 mm em 24 horas), onde atingiu várias residências e em que estão trabalhando a Defesa Civil, a Secretaria de Obras e a Assistência Social, atendendo várias famílias", afirmou o prefeito.
"No fim da manhã recebemos mais esta triste notícia da queda da ponte na Rua Ernesto Bianchini. Vamos verificar com a equipe de engenharia do Município para ver o que dá para ser feito, mas acredito que teremos que destruí-la totalmente e construir uma nova ponte nesse local."
"Pedimos compreensão da comunidade e estamos tentando restabelecer a rede de abastecimento de água no bairro (que passava pelo local) e pedimos que a população utilize caminhos alternativos", continuou.
De acordo com a coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque, a cidade registrou até o momento, 18 alagamentos, dois deslizamentos em vias públicas e três em residências, além da queda de um muro, totalizando 24 ocorrências, após as chuvas que ocorreram no município nas últimas horas.
Até as 9 horas de hoje, 22 famílias estavam desalojadas. "Nossa equipe ainda está em campo realizando o levantamento de ocorrências e danos, que devem aumentar durante o dia", destaca Edevilson Cugiki, coordenador da Defesa Civil de Brusque.