Paraná

Copel é a 1ª estatal do setor elétrico conquistar o Triplo A, melhor classificação da Fitch Ratings

A Fitch atribui a classificação a fatores como a melhoria consistente da performanc...

11 jun 21 - 22h06 Redação SOT
Copel é a 1ª estatal do setor elétrico conquistar o Triplo A, melhor classificação da Fitch Ratings

Pela primeira vez em sua história, a Copel foi classificada pela Fitch Ratings, uma das três maiores agências independentes de avaliação de risco de crédito em todo o mundo, como empresa AAA(bra), o mais alto nível do mercado financeiro. Com a elevação, a Copel se torna a única empresa estatal do setor elétrico brasileiro a obter a nota mais alta da agência.

A Fitch atribui a classificação a fatores como a melhoria consistente da performance operacional da companhia, manutenção de um perfil financeiro forte, atuação como empresa integrada e posse de importantes ativos em geração, transmissão e distribuição.

"A Copel é um orgulho dos paranaenses e uma empresa muito bem administrada, o que é percebido pelo mercado. É uma companhia que se adapta constantemente para as novas matrizes energéticas, investe nos municípios do Estado, garante infraestrutura para a atração de investimentos e tem compromisso com a sustentabilidade", destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A classificação se aplica à Copel, às subsidiárias integrais (SIs) – Copel Geração e Transmissão e Copel Distribuição – e as suas respectivas emissões de debêntures, servindo de norte para que investidores conheçam o nível de risco dos títulos que adquirem. Esta é a segunda elevação consecutiva da nota da companhia. Em 2020, a Fitch aumentou o índice da Copel de AA(bra) para AA+(bra).

“A avaliação demonstra a solidez do trabalho que estamos desenvolvendo”, ressalta o presidente da Copel, Daniel Slaviero. “Mesmo em um cenário de pandemia, que se prolonga há mais de um ano, conquistamos a classificação mais elevada da agência".

Segundo ele, "o reconhecimento nos motiva a fortalecer ainda mais a nossa atuação, contribuindo para o desenvolvimento do Paraná, com projetos rentáveis, que sejam atraentes para os investidores”.

FATORES – De acordo com a Fitch, a elevação da avaliação leva em consideração fatores-chave na atuação da Copel. A agência ressalta os ganhos consistentes de eficiência da Copel Distribuição, com aumento na rentabilidade das operações e redução de custos.

Para o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, essa conquista se deve a muito esforço e dedicação. "As nossas equipes não medem esforços para aprimorar as competências operacionais em favor do cliente e de todas as partes interessadas”, afirma.

Também é destaque a recomposição da base de ativos da Copel Geração e Transmissão. A aquisição do complexo eólico Vilas deve incrementar os resultados da companhia e reduzir, em parte, a exposição ao risco hidrológico.

“A diversificação da matriz energética e a expansão em fontes renováveis são diferenciais para o crescimento com sustentabilidade e geração de valor para o acionista”, avalia o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol. Para ele, a nota da Fitch é o resultado da transformação que a companhia vem passando, focada na eficiência operacional de seus ativos, na gestão integrada e otimizada de suas participações, de seu portfólio e no comprometimento de seu quadro de profissionais com as metas estabelecidas.

Outros pontos importantes incluem o plano de investimentos da empresa, que é de R$ 1,9 bilhão em 2021, uma alavancagem financeira conservadora e forte posição de liquidez, com amplo acesso a fontes de captação.

AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO – Agências como a Fitch avaliam o risco de investimento de acordo com a capacidade de um emissor honrar suas obrigações financeiras. Investidores de todo o mundo utilizam essas notas como referência para a decisão sobre onde e como investir os seus recursos. Se as finanças são sólidas, a comunicação com o mercado é clara e o histórico de cumprimento de compromissos é bom, a nota dada pelas agências de rating é mais alta.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.