Cascavel

Polícia Federal deflagra operação de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro em Cascavel

Operação EFIALTES prendeu agente penitenciário federal envolvido com organização cr...

15 jun 21 - 08h27 Redação SOT
Polícia Federal deflagra operação de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro em Cascavel

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (15/06), a Operação EFIALTES, com o objetivo de desmantelar uma rede de transmissão de ordens de líderes organização criminosa, que estão presos na Penitenciária Federal de Catanduvas/PR, para integrantes que estão em liberdade. A rede contava com a participação de um servidor daquele estabelecimento prisional.

Cerca de 90 policiais federais cumprem 26 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão em três estados: Paraná (Catanduvas e Cascavel), Santa Catarina (Chapecó) e São Paulo (São Bernardo do Campo). Dentre os bens apreendidos estão imóveis e carros de luxo.

O agente federal de execução penal, alvo de mandado de prisão, deve responder pelos crimes de Associação ao Tráfico de Drogas, Organização Criminosa, Corrupção Ativa e Passiva e Lavagem de Dinheiro, com penas que podem ultrapassar os 30 anos de prisão.

Além do agente público, a rede de comunicação contava ainda com a participação de uma advogada, que também atuava na transmissão de ordens das lideranças da facção criminosa.

A operação foi batizada de “EFIALTES” em alusão ao nome do homem que traiu sua “nação” por dinheiro, durante a Batalha das Termópilas, quando o exército grego enfrentou o exército persa.

A investigação contou com apoio do Departamento Penitenciário Nacional e da Receita Federal do Brasil.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia causada pelo novo coronavírus, foi adotada logística especial de preservação do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Via: Assessoria Polícia Federal - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.