Cascavel

Especialista alerta para a necessidade de manter os cuidados contra a Covid-19, mesmo após a vacina

Mas não é tão simples, mesmo com a vacina, a máscara, o distanciamento social, e o...

17 jun 21 - 14h31 Redação SOT
Especialista alerta para a necessidade de manter os cuidados contra a Covid-19, mesmo após a vacina

As doses de esperança, como as vacinas da Covid-19 foram chamadas nas redes sociais, trazem a expectativa da diminuição do contágio do vírus, de que possamos tirar as máscaras e abraçar aqueles que tanto amamos. Mas não é tão simples, mesmo com a vacina, a máscara, o distanciamento social, e o álcool em gel, continuam sendo aliados nessa luta contra a Covid-19. “Nenhuma vacina impede de contrair a doença, mas sim, caso a pessoa seja exposta ao vírus, se vacinada, ela pode não ter sintomas graves, e então se recuperar sem complicações. Ou seja, a vacina é segura e eficaz, mas os cuidados básicos continuam sendo essenciais para não contaminar outras pessoas, principalmente nesse momento em que a taxa de vacinação da população não é muito alta”, explica o docente do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e especialista em virologia do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), Alex Sandro Jorge. 

De acordo com o especialista, o tão esperado desejo de tirar a máscara ainda não será possível nesse momento, pelo menos até que grande parte da população esteja vacinada. “Isso porque mesmo com as duas doses da vacina, devido a possibilidade de circulação de novas variantes da doença, a pessoa pode ser infectada e ser transmissora, e a máscara, é indispensável para o cuidado com o próximo”, ressalta. “As máscaras são utilizadas há muitos anos nos serviços de saúde, e ela é uma barreira essencial para evitar qualquer infecção por vírus, não apenas a Covid-19”, avalia. 

 E por isso, é importante lembrar sobre uso correto desse item que se tornou parte da nossa rotina. Há pelo menos três tipos:

- Máscara de tecido: deve ser utilizada por toda a comunidade em ambientes fechados ou abertos; é importante estar atento, pois estas devem possuir três camadas;

- Máscara cirúrgica: utilizada por profissionais de saúde que atendem pacientes sem suspeita de Covid-19 a menos de um metro de distância;

- Máscara N95: utilizada por profissionais de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. 

É necessário ficar atento ao distanciamento social de pelo menos 1,5 metro para minimizar o risco de infecção; além disso, a higienização das mãos é indispensável. “O preferencial é lavar com água e sabão, mas se não for possível, em locais públicos é importante estar carregando o álcool em gel”, ressalta. 

PROFISSIONAL DE SAÚDE DO HUOP - Já tomou a vacina, teve contato com pessoas que estão contaminadas e está assintomático? Se isole momentaneamente de modo imediato. O profissional de saúde do Huop ainda deve comunicar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), onde receberá as instruções repassadas pela equipe que está seguindo didaticamente a Nota Orientativa nº 43/2020 - SESA PR. 

Ao profissional de saúde, o Sesmt ainda alerta que o cuidado deve ser contínuo.  “É questão de consciência, respeito e proteção ao próximo que a máscara e as medidas de proteção contra o vírus devem-se manter obrigatórias. Enquanto profissionais de saúde, estamos todos em contato direto com muitas pessoas que ainda não puderam se beneficiar das duas doses da vacina e na posição de profissionais, nós só podemos tirar a máscara quando tivermos um impacto da vacinação sobre a circulação do vírus. Por isso, é importante estar atento, manter os cuidados e em qualquer situação de possível contaminação, informar o SESMT”, finaliza a psicóloga e coordenadora do SESMT do Huop, Mônica Stelmach.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.