Escola de Inovação Agrícola será estratégica para a região
Lei que permite ao Município de Cascavel ceder área da Agrotec para implantação do novo modelo de escola foi sancionada prefeito Leonaldo Paranhos ...
O prefeito Leonaldo Paranhos sancionou, nesta quarta-feira (23), a lei aprovada pela Câmara de Vereadores que permite a cessão de uso, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), da área da Agrotec para a implantação de uma Escola de Inovação Agrícola. A assinatura aconteceu durante encontro na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) com a participação do secretário estadual, Renato Feder.
Feder destacou a importância do projeto e a parceria entre Estado e Município. “É uma parceria extremamente importante e estratégica para a Secretaria de Educação e para o estado do Paraná”, afirmou.
O prefeito Paranhos classificou a data como “um dia especial” e disse que essa é uma conquista singular que trará grandes benefícios para a região. “A partir desse momento estamos aptos a receber uma escola técnica, tão esperada, numa região agrícola, nossa essência, nosso DNA”, destacou.
O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, diz que a Escola de Inovação Tecnológica será um passo para completar um o projeto Fundação Tecnológica de transformar o espaço em um grande parque de inovação. “Eu sempre gosto de frisar inovação porque é um novo modelo de educação sendo implantado em Cascavel”, afirma. Ele explica que, além das matérias específicas, o aluno terá aulas de inovação, energias renováveis e empreendedorismo. “Esse aluno, que vai estudar a partir de fevereiro do ano que vem, vai estar habilitado e adequado às novas competências que o mercado vai exigir”, afirma.
Agrotec - A Agrotec possui um área prática de plantio com 24 hectares, aviário escola, estufas para produção de flores e morango e para desenvolver cursos, treinamentos e demonstrações práticas em novas tecnologias, tratos culturais e manejo agropecuário, realiza oficinas de capacitação em máquinas e implementos agrícola e ainda uma unidade de agroindustrializados para cursos práticos em panificação, derivados cárneos e lácteos.
Está equipada com alojamento, cozinha industrial, auditório, refeitório, anfiteatro, salas de treinamentos com capacidade para até para 150 pessoas.
No mesmo espaço há o Parque ambiental Suely Marcondes Festugatto, espaço com 67 hectares de mata nativa preservada e grande biodiversidade.