Cascavel

Vereadores pedem desconto de IPTU para contribuintes que adotarem animais

Pensando em amenizar esses abandonos e incentivar a adoção consciente, os vereadore...

30 jun 21 - 22h55 Redação SOT
Vereadores pedem desconto de IPTU para contribuintes que adotarem animais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que só no Brasil exista mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades maiores, a estimativa é que para cada cinco animais, um está abandonado. Essa situação se agravou ainda mais devido à pandemia com a situação de desempregos e redução de renda da população.

Pensando em amenizar esses abandonos e incentivar a adoção consciente, os vereadores Cleverson Sibulski (PROS), Beth Leal (Republicanos) e Professor Santello (PTB), que fazem parte da Comissão do Meio Ambiente, pediram por meio de Indicação à Prefeitura de Cascavel, que fosse feito um estudo para a criação do um Programa Municipal que ofereça descontos para quem adotar animais abandonados em Cascavel.

A ideia é dar desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem adotar cães e gatos em situação de abandono, principalmente de ONGs e protetores de animais. O desconto deverá ser anual e o valor definido junto ao setor de tributação da Prefeitura. O contribuinte precisará assinar um termo de adoção responsável, onde se compromete a cuidar do animal, o que será fiscalizado por agentes fiscais do município ao menos uma vez por ano.

O programa consistirá no acolhimento, esterilização, registro e destinação de animais de pequeno porte em situação de abandono para adoção, por munícipes interessados em sua guarda responsável. A sugestão é que o contribuinte deverá ficar um ano com o animal para receber o abatimento no próximo lançamento dos carnês. Caso o morador abandone o animal, ele será autuado pela prefeitura e pode pagar multa e ainda devolver o dinheiro equivalente ao descontado no IPTU.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.