A ouvidoria facilita a vida do cidadão. O canal conhecido como 156 faz a intermediação entre o poder público e o cidadão.
O serviço foi criado justamente para ajudar a população, mas também colabora para apontar os pontos frágeis da administração.
Por dia, são em média 300 ligações. Muitos dos telefonemas são apenas pedidos de informações sobre decretos, Covid-19, vacinação, endereço de prédios público, denúncia de aglomerações, mas milhares de solicitações se transformam em trabalho distribuído para o setor responsável.
Somente no primeiro semestre de 2021, a Ouvidoria Geral do município de Cascavel atendeu quase sete mil solicitações.
Na lista de pedidos mais solicitados pelo 156 estão, pela ordem, troca de lâmpadas na iluminação pública, denúncias de maus-tratos animais, mato alto e lixo em terrenos, desobstrução em bocas de lobo e pavimentação.
“O serviço é o canal direto do poder público com o cidadão. Além de denunciar, reclamar, moradores podem elogiar e até mesmo sugerir temas para o executivo”, ressalta o coordenador, Valdir dos Anjos.
O trabalho requer organização para garantir que o contribuinte seja atendido na linha de frente. Com surgimento de novas tecnologias, outras ferramentas também foram criadas que facilitam a vida do morador. Meios alternativos pela Internet como o portal do Município e também o WhatsApp
As reivindicações e sugestões podem ser dadas pelo telefone 156 ou WhatsApp 45 99101-8177. O aplicativo Atende.net pode ser baixado em smartphones e ainda outra maneira é acessar os serviços pelo portal do Município.
O sistema é interligado com todas as secretarias e os responsáveis pelas demandas têm prazo para responder aos moradores. “A sinergia é fundamental e garante eficiência”, explica o Valdir dos Anjos, coordenador da Ouvidoria do município de Cascavel.
Em 15 dias o moradores têm que receber uma resposta da Ouvidoria. A partir disso, se for responsabilidade do município, a sugestão do morador entra para a ordem de serviço. “O cidadão nem imagina, mas algumas solicitações são simples, e podem ser sanadas em poucos dias. Mas é preciso registrar. O Serviço é a porta de entrada”.
Fios e cabos soltos
Outra reclamação comum que pode ser feita pelo 156 é dos fios soltos em postes.
Empresas de telefonia e internet não podem deixar na rua cabos que sobram das instalações. E os moradores que quiserem denunciar podem ligar para o Serviço de Ouvidoria do município.
Canais
-156
segunda a sexta-feira - 7h às 19 horas
-99101-8177 - WhatsApp
mensagens podem ser enviadas a qualquer hora do dia
-Aplicativo
Atende.net
-Portal do Município
https://cascavel.atende.net/cidadao
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS