Covid-19: Secretaria de Saúde usará Hidroxicloroquina para pacientes graves
Desde fevereiro, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Cascavel já colocaram à disposição da população equipamentos, ambulâncias, hospital de campanha e os heróis dessa batalha - os servidores...
A Secretaria de Saúde de Cascavel publicou nesta terça-feira (7) uma nota operacional sobre a prescrição de Hidroxicloroquina/Cloroquina para os pacientes confirmados como o novo coronavírus (Covid-19). A nota acompanha as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, além de publicação recentes com dados preliminares sobre o uso do medicamento.
A nota operacional é assinada pelo Secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Daross Stefanello, a Assessora Técnica do Departamento de Atenção à Saúde, Dra. Luciana Osório Cavalli e a gerente de Assistência Farmacêutica, Rhyana Levandowski.
Conforme Norma Operacional n. 109/2020 e Nota Informativa do Ministério da Saúde n. 05/2020 o município de Cascavel disponibiliza a partir desta terça-feira, 7, nas UPAs a Hidroxicloroquina/Cloroquina para uso e conduta médica conforme avaliação e necessidade para casos confirmados de Covid-19.
De acordo com o Ministério da Saúde, a medicação poderá ser utilizada somente em pacientes hospitalizados com quadros graves, sem que outras medidas de suporte sejam preteridas em seu favor.
Confira abaixo a Norma Operacional Nº 1019/2020 do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel e a Nota Informativa do Ministério da Saúde Nº 5/2020-DAF/SCTIE/MS.