Basquete de Cascavel disputa a fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná
Por exemplo, a garotada do professor Pedro vestiu a camisa do Colégio Cristo Rei no último fim de semana para a disputa da fase macrorregional...

O mês de julho já está e será ainda mais intenso para os garotos do time de basquete de Cascavel. Neste mês a equipe do técnico Pedro de Almeida está com a agenda cheia. A pergunta é qual equipe? De fato, isso nos causa uma ligeira confusão na mente. Na verdade, é um time só, com objetivos diversos.
Por exemplo, a garotada do professor Pedro vestiu a camisa do Colégio Cristo Rei no último fim de semana para a disputa da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (Jep’s). Claro que, além da instituição de ensino, os meninos também representaram Cascavel neste evento. Na verdade, o nome até importa pouco para eles. O negócio é ir lá e atropelar os adversários. E assim se fez. O Cristo Rei superou Toledo por 60 a 39, detonou ‘sem piedade’ o time de Assis Chateubriand por 127 a 7, venceu Marechal Cândido Rondon, o anfitrião da fase macrorregional, por 79 a 27 e, por fim, derrotou Foz do Iguaçu por 76 a 38.
Os garotos são os mesmos, o time é praticamente o mesmo, mas Pedro de Almeida cuida para fazer alguns ajustes em termos de hierarquia. Na equipe do Cristo Rei, que foi para a fase macrorregional, Cebola foi o capitão do time. Ele enalteceu o fato de seu colégio conseguir a vaga para a fase estadual, que será disputada em Apucarana no fim deste mês, nos dias 21 a 27 de julho. Ou seja, isso explica a agenda cheia em julho. O triunfo da equipe em Marechal Cândido Rondon classificou o Cristo Rei para mais uma competição importante. “A gente venceu com muita garra e muita força. Enfrentamos times mais fortes. Em anos anteriores, não conseguimos tantos resultados expressivos assim. A gente treinou durante anos e chegamos à vitória. Vamos treinar muito para entrar na fase final com um ritmo muito forte”, disse Cebola, que revelou ter este apelido pois quando começou a treinar tinha o cabelo espetado, que lembrava o Cebolinha, personagem dos quadrinhos.
Jojup’s - O time é o mesmo mas os objetivos são vários. Os garotos não vão deixar de serem estudantes do Cristo Rei. Mas a partir deste sábado (15) vão carregar o nome do município de Cascavel no peito para a fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). Nesta competição, a liderança dentro de quadra ficará sob responsabilidade do grandalhão Bob, pivô de 2,02 metros. “Estamos dando o nosso máximo porque queremos ser campeões este ano. No ano passado, ficamos com a quarta posição. Agora queremos passar de fase a qualquer custo”, disse o capitão.
Bob e sua equipe embarcam para Guaraniaçu, cidade que vai sediar a fase regional, na tarde desta sexta-feira (14), às 14 horas. Amanhã, o basquete
masculino de Cascavel encara Pérola do Oeste, às 13h30, em jogo que será realizado no ginásio Onofre Garbacheski. No domingo (16), o desafio será contra o time da casa Guaraniaçu. Na fase regional, o basquetebol será disputado por estas três equipes e o campeão terá vaga garantida na fase final da divisão B dos Jojup’s. Esta fase será em Ivaiporã, nos dias 25 a 31 de agosto. Portanto, o time cascavelense quer ampliar a agenda cheia para o próximo mês.
Base - O que não muda no time de basquete é a origem dos atletas. O técnico Pedro de Almeida reforçou que a equipe é formada por ‘pratas da casa’. “São atletas descobertos e lapidados aqui em Cascavel mesmo, vindo do projeto do basquetebol”, disse o treinador.
Pedro reforçou ainda que os garotos participam da Liga de Basquete masculino de Cascavel e jogam contra atletas adultos. Isso melhora ainda mais o desempenho da equipe nessas competições com atletas da mesma idade.
Outras modalidades - Além do basquete, Cascavel estará representada em mais duas modalidades na fase regional dos Jojup’s. O futsal terá equipes nos naipes masculino e feminino. E a equipe de voleibol masculino também busca uma vaga na fase final. A delegação cascavelense que embarca hoje para Guaraniaçu será composta por 52 atletas, cinco técnicos e cinco equipes de apoio.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade