Cascavel

Criado no ano passado, Samucão é referência em bem-estar animal

Serviço inédito no Estado, Samucão atende cães e gatos que vivem nas ruas e de famí...

22 jul 21 - 10h05 Redação SOT
Criado no ano passado, Samucão é referência em bem-estar animal

Criado no ano passado, o Samucão é um serviço inédito no Estado . A política pública visando o bem-estar animal foi pensada e implantada para socorrer cães e gatos em casos de urgência e emergência e atende baixa, média e alta complexidade.Foram mais de 700 atendimentos até agora.

“As baixas complexidades são atendimentos onde o veterinário do Município resolve as situações,  medicando e  prescrevendo medicamentos para a continuidade do atendimento no domicílio.

As médias complexidades  são procedimentos que envolvem a realização de exames de sangue, imagens, testes rápidos e internamentos  e a alta complexidade  evolve qualquer tipo de cirurgia, tanto de tecidos moles quanto de cirurgias ortopédicas, tudo isso através de convênio com instituições de ensino superior. Hoje o Samucão atende todos os animais de rua que necessitarem do atendimento e aqueles cujas famílias em situação de vulnerabilidade social comprovada, não conseguirem pagar pelos procedimentos”, explicou Rodrigo Neca Ribeiro, gerente de vida silvestre e bem estar animal. O veterinário explicou, ainda, que o credenciamento do Samucão foi um processo longo, porque o serviço oferecido pelo Município é pioneiro. "A gente  precisou entender a demanda  para ver qual a maior necessidade  e a forma de realizar o credenciamento”.

Quando usar este serviço - O Samucão tem atendimento voltado para animais de rua que sofrerem atropelamentos.  O serviço deve ser acionado pelo telefone 3902-1490, sem custos. “O Município  dará todos os cuidados para os animais e após a alta será necessário contar  com lares temporários para garantir o pronto restabelecimento  deste ‘paciente’ e depois ser encaminhado para  adoção responsável”,  completou Rodrigo.

Política Pública - O Samucão foi  criado pelo Município de Cascavel dentro das políticas públicas de bem-estar animal no ano passado. O serviço conta com um  veterinário das 8h às 18h, auxiliar veterinário e motorista.  O credenciamento com o Centro Universitário FAG disponibiliza a estrutura física, exames laboratoriais e de imagem, raio-x e corpo docente para auxiliar nos atendimentos. O Samucão possui uma unidade móvel totalmente equipada para os atendimentos.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.