Cascavel

Comunidade aprova volta às aulas com educação de trânsito em Cascavel

Ação educativa da Transitar foi realizada hoje na Escola Gladis Maria Tibola; nesta...

22 jul 21 - 19h16 Atualizado 22 jul 21 - 19h16 Redação SOT
Comunidade aprova volta às aulas com educação de trânsito em Cascavel

“Eu trago minha filha a pé; tomamos cuidado e, muitas vezes, ela me cobra para atravessar na faixa. Essas ações educativas são muito importantes para reforçar os cuidados que todos, adultos e crianças, devemos manter para preservar a vida”, avaliou Jane Dias, ao ser abordada nesta tarde (22) em frente à Escola Municipal Gladis Maria Tibola, primeira a receber a equipe da Transitar na  Campanha Volta às Aulas deste segundo semestre do ano.

“Estamos retomando nossas ações presenciais nas escolas, com entrega de material educativo para pais e a comunidade escolar, reforçando a necessidade de usar sempre equipamentos de segurança, de manter atenção com os pequenos na entrada e na saída das aulas, pois nunca se sabe qual é a reação de uma criança na via e, isso pode fugir ao controle dos pais”, explica a educadora de trânsito da Transitar, Luciane de Moura, que junto com os agentes esclareceu dúvidas sobre cinto de segurança, cadeira, calçada, faixa de pedestre e sinalização e estacionamento correto no entorno da escola.

As ações iniciaram hoje, com a retomada das aulas no Município. O cronograma é amplo e segue até agosto, incluindo também a rede privada, uma vez que algumas escolas só retornam o calendário nos próximos dias.

Pai de duas crianças que estudam na Gladis Maria Tibola, o contador e advogado Gilmar Richetti disse que se preocupa com a segurança na entrada e na saída das aulas. “Os veículos não respeitam a velocidade no entorno da escola, mesmo sabendo que é um lugar com grande número de crianças circulando, por isso considero importante essas campanhas educativas. Também seria interessante implantar uma faixa elevada em frente à instituição, mas o mais indispensável é que os pais fiquem muito atentos aos filhos, pois as crianças são muito rápidas e qualquer descuido pode resultar em acidentes”, ressaltou.

A Escola Gladis Tibola, recém-inaugurada, ainda não havia recebido uma ação educativa da Transitar, devido à pandemia. Embora conte com sinalização nos cruzamentos principais (faixa de pedestre) e semáforo, os condutores que passam pelo local ainda não se habituaram à presença de crianças no local. Por isso, a engenharia de trânsito está analisando o fluxo e o comportamento na região para encontrar alternativas.

Cronograma de educação de trânsito

23 (sexta-feira) 13 horas - Escola Municipal Robert Francis Kennedy - Rua Mato Grosso, 1.040 – Jardim Primavera.

26 (segunda-feira) 13 horas - Escola Municipal Prof. Michalina K. Sochodolak - R. José de Sá Cavalcanti, 622 – Jardim Claudete.

28 (quarta-feira) 7h15 - Escola Mun. Prof Dulce Andrade S. Cunha - CAIC I - Avenida Cardeal, 1.309 - Floresta

28 (quarta-feira) - 12h45 - Colégio Ideal - R. Santa Catarina, 1.395 – Centro.

29 (quinta-feira) - 7h15 - Escola Mun. Emília Galafassi - R. Cassiano Jorge Fernandes, 1.129 - Jardim Social.

29 (quinta-feira) - 12h45 - Colégio Alfa - R. Jacarezinho, 800 - São Cristóvão.

30 (sexta-feira) - 7h15 - Escola Mun. Maria Fumiko Tominaga - R. Leonardo da Vinci, 858 – Tarumã.

30 (sexta-feira) - 12h50 - Colégio Estadual Eleodoro - R. Carlos de Carvalho X R. São Paulo – Centro.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.