Cascavel

Dia do Agricultor: Cascavel e distritos possuem 86 hortas comunitárias

Nestas hortas são cultivadas hortaliças, legumes, milho, feijão, mandioca, quiabo,...

28 jul 21 - 22h28 Skalet Fernanda
Dia do Agricultor: Cascavel e distritos possuem 86 hortas comunitárias

Hoje, dia 28 de Julho, é comemorado o Dia do Agricultor e as ações desenvolvidas pelo Município têm valorizado esses trabalhadores, desde aos grandes produtores com manutenção e melhorias das estradas rurais, até a famílias inseridas no programa Agricultura Urbana. Atualmente Cascavel tem 86 hortas, distribuídas pelos bairros da cidade e no interior como em Sede Alvorada, São João e São Francisco.

O programa Agricultura Urbana, que é responsável pelas hortas, foi lançado em fevereiro de 2017,  junto com o programa Território Cidadão, e tem como  foco principal  a implantação de hortas, hortos medicinais e aromáticos, ocupando terrenos baldios ociosos na área urbana e periurbana do Município para a produção de alimentos saudáveis, livres de defensivos agrícolas.

Nestas hortas são plantadas hortaliças (alface, almeirão, rúcula, chicória) e legumes (rabanete, berinjela, brócolis, couve flor) além de milho, feijão, mandioca, quiabo, maxixe, tomate. Tudo o que é colhido nas hortas são consumidos pelos cultivadores. O excedente pode ser comercializado e doado para entidades do município como cozinhas comunitárias, escolas, cmeis, casas de acolhimento.

“Para o primeiro plantio o município fornece mudas, sementes, adubos, calcário e após isso são os próprios cultivadores que dão continuidade à compra e plantios”, explicou o técnico Agrícola do Território Cidadão, Patrick Tristacci.

Quem cuida e conserva as hortas são os próprios cultivadores, pessoas que estão em áreas escolares e a comunidade escolar que cuida da área. Além de alimentar muitas pessoas, as hortaliças são sempre fresquinhas e saudáveis.

Inverno - O outono e o inverno são as estações mais difíceis para a agricultura, pois o frio afeta o metabolismo das plantas, prejudicando a produção das lavouras. Porém, não são todas as culturas que sofrem nesta época. Para as hortaliças, a estação mais gelada do ano traz algumas vantagens, como a escassez de chuvas fortes e umidade relativa do ar mais baixa.

“No inverno a orientação dos técnicos é que seja cultivado culturas que sejam mais resistentes ao clima é que se caso houver previsão de geada para que essas culturas sejam cobertas com lona, sacos de ráfia, ou qualquer produto que proteja a planta”, finaliza Patrick.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.