Cascavel

Paranhos inaugura o quinto ecoponto em Cascavel

Localizado no Jardim Quebec, espaço terá capacidade para processar mensalmente até...

30 jul 21 - 14h51 Redação SOT
Paranhos inaugura o quinto ecoponto em Cascavel

O prefeito Leonaldo Paranhos inaugurou, na manhã desta sexta-feira (30), o quinto ecoponto de Cascavel. Localizado no Jardim Quebec, o ecoponto terá capacidade para fazer a triagem de até 150 toneladas de materiais mensalmente. A obra, com 520,78 metros quadrados de construção, teve investimentos de R$ 865,3 mil, com 90% foi custeado pela Itaipu Binacional e 10% de contrapartida do Município.

O Ecoponto Quebec receberá material oriundo da coleta seletiva que serão triados, enfardados e posteriormennte comercializados pelos catadores ligados à cooperativa Acamar. São cerca de 20 catadores que atuarão na cooperativa.

O prefeito Leonaldo Paranhos diz que os ecopontos fizeram Cascavel avançar na questão de projetos sustentáveis. Hoje, o programa é referência para outros municípios. Paranhos destacou também o papel dos agentes ecoológicos que fazem o trabalho. “Eles têm que estar inseridos como em qualquer outra atividade. Nós não podemos olhar para essas pessoas como catadores de lixo, são agentes ecológicos que trabalham para sustentar suas famílias e realizam grande serviço ambiental e social e nós dependemos, inclusive, deles”, observa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, as pessoas que moram na região do bairro Guarujá também poderão entregar voluntariamente os materiais no ecoponto. “Às vezes as pessoas têm o material dentro de casa, não quer esperar o caminhão que passa uma vez por semana, então ela pode entregar diretamente no Ecoponto”, afirma. Ele destaca que com a entrada em funcionamento do novo ecoponto um volume considerável de materiais deixará se ir para o aterro sanitário.

Claudinei Lima de Faria é um dos integrantes da cooperativa e destaca o conforto, praticidade e segurança do trabalho de separação que antes era feito na própria casa. “Só temos que agradecer essa parceria”, resume.

Estrutura

O espaço possui área operacional (barracão) administrativa (escritórios, vestiários, banheiros, cozinha e refeitório). A parte operacional foi equipada com esteira de elevação de resíduos, esteira de triagem e de rejeitos, além de mesa de triagem, prensa enfardadeira horizontal, paleteira, balança eletrônica, caçambas estacionárias e carrinhos de movimentação de big bags e fardos.

 Caminhão

Além do espaço, foi cedido à cooperativa, em regime de comodato, um caminhão com capacidade de 10 metros cúbicos de carga. O veículo é dotado de sistema de acomodação e compactação de resíduos. O caminhão foi adquirido com recursos do Instituo Água e Terra (IAT).

Referência

Vereador de Ji-Paraná (RO), Bruno Carvalho esteve nesta sexta-feira em Cascavel para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente. Segundo ele, o que chamou a atenção foi ver uma cidade bem cuidada, limpa e sustentável. “Foi o que me chamou a atenção e eu fui até a Secretaria de Meio Ambiente buscar parcerias, ideias do Município de Cascavel para implantar no Município de Ji-Paraná também”, afirma.

Um sexto ecoponto será inaugurado na rua Manaus, no antigo Ecolixo, que servirá também para ações de educação ambiental.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.