Cascavel

Pedro Sampaio faz Indicação pedindo fisioterapeutas em Unidades de Pronto-Atendimento

Como explica o vereador, “a presença do fisioterapeuta tem sido cada vez mais frequ...

30 jul 21 - 17h24 Redação SOT
Pedro Sampaio faz Indicação pedindo fisioterapeutas em Unidades de Pronto-Atendimento

Nesta quarta-feira (28), o vereador Pedro Sampaio/PSC protocolou a Indicação nº 846 de 2021, que será encaminhada ao prefeito Leonaldo Paranhos, pedindo que sejam realizados estudos para incluir o cargo de fisioterapeuta para atuação em emergência nas unidades de pronto atendimento (UPA).

Como explica o vereador, “a presença do fisioterapeuta tem sido cada vez mais frequente em unidades de emergência onde suas técnicas de atendimento são importantes para uma recuperação eficaz e preservação da saúde dos pacientes”. Nestas unidades, os pacientes muitas vezes permanecem durante dias, recebendo cuidados e medicamentos injetáveis, necessitando de manobras respiratórias e deambulação precoce a fim de evitar complicações.

Normalmente, tanto em Unidades de Emergência (UE) quanto em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o trabalho de fisioterapia é direcionado ao suporte e à prevenção de disfunções cardiorrespiratórias nos momentos iniciais de socorro ao paciente.

O trabalho do fisioterapeuta nas urgências e emergências é regulado pela portaria 2048/2002, do Ministério da Saúde. No documento, são destacadas as possibilidades de emprego da fisioterapia em âmbito de suporte, acompanhamento clínico e reabilitação.

Como detalhado no documento apresentado por Pedro Sampaio, “o trabalho do fisioterapeuta é bem diverso nas emergências, seja em cuidados com a admissão, avaliação e evolução diária no prontuário, domínio na leitura de exames”. O profissional pode ser requerido nos casos em que o paciente precise de oxigenoterapia, ventilação mecânica não invasiva e invasiva, bem como ser uma ferramenta assistencial para alta médica.

Com a pandemia o fisioterapeuta mereceu destaque em âmbito internacional, sendo peça fundamental no manejo do paciente com Covid-19, ajudando médicos e enfermeiros nos cuidados destes pacientes para melhorar seu conforto, acelerar a recuperação e reduzir óbitos.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.