Cascavel

Escritório de Compras Públicas chega a quatro anos de atividades em Cascavel

A partir de agosto de 2017, desconto em aquisições da prefeitura saltou de 10% para...

30 jul 21 - 18h18 Redação SOT
Escritório de Compras Públicas chega a quatro anos de atividades em Cascavel

O Escritório de Compras Públicas de Cascavel comemora neste sábado, 31, quatro anos de atividades. Resultado de parceria do poder público e entidades locais ele se transformou em um instrumento que facilita a compreensão dos empresários e a participação de empresas em licitações públicas. A implantação do Escritório, que funciona na Acic, faz parte de inúmeras mudanças promovidas ao longo dos últimos anos e que modernizaram e tornaram as licitações de órgãos públicos mais transparentes.

As compras públicas em Cascavel chegam à casa de R$ 1 bilhão por ano, considerando todas as aquisições feitas por estruturas municipais, estaduais e federais que atuam no município. Muito desse dinheiro tinha por destino outras regiões e com as orientações repassadas pelo Escritório de Compras, mais empresas locais, melhor preparadas, participam e vencem certames, injetando soma maior de recursos na economia local.

“O Escritório é um dos importantes programas que colocamos para funcionar”, informa o prefeito Leonaldo Paranhos. Nos últimos dez anos, até 2017, o desconto médio das compras feitas pelo município era de 10,22%, lembra o gestor. “Depois do Escritório, elevamos o desconto para 32%, o que significa que economizamos 22% de todas as aquisições. É uma economia que chega a até R$ 80 milhões por ano, o que ajudou a consolidar investimentos em unidades de saúde, escolas, trânsito e muitas outras obras”, destaca Paranhos.

"O Escritório de Compras se tornou uma ferramenta fundamental aos empresários da cidade, ao mesmo tempo que atingiu maior alcance para as compras governamentais. Consolidou-se uma união entre o público e o privado em benefício do cidadão cascavelense", ressalta o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.

O consultor do Sebrae, Adir Mattioni, aponta que o Escritório aproxima os órgãos compradores públicos dos fornecedores. “Tem papel importante nessa tarefa, porque comunica da necessidade de compras do poder público e, por outro lado, qualifica o empresário para participar e aproveitar esse mercado, que está aí para ser disputado. Muitos não participavam e não participam por não saber como, mas o Escritório é a resposta que esses empresários precisam”. Adir teve papel importante na estruturação do projeto.

O que é? - A analista de atendimento Ana Paula Casarotto diz que o Escritório é um serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo à participação de empresas da cidade nas licitações governamentais. “Nossa missão é contribuir para facilitar a integração entre as instituições públicas que demandam de produtos e serviços para as suas atividades e os empresários que podem ser fornecedores”.

O Escritório capta e divulga editais, assessora o empresário a como participar e a fazer cadastro na plataforma em que será realizado o certame, oferta treinamentos e realiza consultorias gratuitas. “Com as licitações eletrônicas, mudanças ocorreram e os treinamentos oferecidos detalham sobre como se integrar à novidade”, diz Ana Paula.

Números - No período de agosto de 2017 a julho de 2021, o Escritório fez o envio de 1.454 editais. O total de empresários comunicados, dos mais diferentes setores produtivos, é 42.720. As consultorias desenvolvidas chegaram a 44 horas e foram dez os cursos ao fornecedor. O total de atendimentos chegou a 690.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, destaca que, ao mesmo tempo em que defende e representa os interesses empresariais, a entidade mantém um amplo portfólio de soluções às empresas. O Escritório é estratégico nesse contexto por trazer benefícios a toda a comunidade, afirma ele. Os parceiros do Escritório de Compras Públicas de Cascavel são Acic, Prefeitura, Núcleo Regional de Educação, Unioeste, Cisop, 10ª Regional de Saúde e Comitê Gestor Municipal da Lei Geral.

Via: Assessoria ACIC - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.