Ações educativas "Volta às Aulas" atingem diretamente mais de 500 pessoas da comunidade escolar
Nos últimos dias, 12 escolas foram visitadas, entre elas, municipais, estaduais e da rede privada de ensino...

Com a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Cascavel, se somando ao retorno dos alunos nas escolas estaduais e da rede privada, o Setor de Educação da Transitar realizou diversas ações educativas, com o intuito de conscientizar sobre o respeito em torno das escolas. Reforçando a necessidade de usar sempre equipamentos de segurança, de manter atenção com os alunos na entrada e na saída das aulas
Além da entrega de materiais informativos, os agentes esclareceram dúvidas sobre cinto de segurança, cadeirinha, uso correto das calçadas, faixa de pedestre, sinalização e estacionamento correto no entorno da escola.
Abordagens - Durante as ações educativas, os agentes e educadores de trânsito abordaram diretamente mais de 500 pais, responsáveis e alunos, com a entrega de materiais informativos e orientações. Levando que consideração que as informações são repassadas pelo menos para seu núcleo familiar e de pessoas mais próximas, o alcance das orientações é ainda maior.
Canal aberto para diálogo - A Transitar sempre se colocou à disposição para receber as demandas no que diz respeito ao tripé: educação, engenharia e fiscalização. O que pode ser facilmente percebido com relação às ações “Volta às Aulas”, uma vez que a direção das escolas costuma encaminhar as solicitações e a autarquia também entra em contato quando há a possibilidade de realizar ações e/ou melhorias no ambiente escolar, de acordo com o que prevê as leis vigentes. Com base nessas informações, as ações são programadas. "O mais importante é deixar esse canal aberto, para que depois eles possam entrar em contato com a Transitar", afirma a educadora de Trânsito, Luciane de Moura.
Resultados muito positivos - A comunidade escolar aprova esse tipo de ação, por se tratar da importância de educar as crianças, jovens e adultos, sobre o respeito às leis de trânsito e os valores necessários para a boa convivência, como o respeito, a paciência, a atenção e principalmente, a empatia com o próximo. "Algumas escolas, inclusive, solicitam o material que entregamos para os pais, para eles darem continuidade a esse trabalho em sala de aula", ressalta Luciane de Moura.
Próximas ações - Mesmo ao finalizar as ações de “Volta às Aulas”, o Setor de Educação da Transitar dá continuidade ao trabalho junto à comunidade escolar. A partir da próxima semana, já retomam as atividades do projeto “Rua Segura” em algumas escolas, que é um trabalho conjunto de várias pastas (Obras, Segurança, Transitar, Educação) com modificações físicas em torno das escolas e trabalho educativo para professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar.
13/08 – 11h - Escola Municipal Adolival Pian (Rua Paranaguá, 2479 - São Cristóvão)
16/08 – 13h - Escola Municipal Adolival Pian (Rua Paranaguá, 2479 - São Cristóvão)
Mais Lidas
Publicidade