Marcia e Renato prestigiam posse do Conselho de Educação
No Conselho são discutidas as normatizações em relação às políticas públicas que envolvem a Educação Criativa, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação para Jovens e Adultos...

“Para o Município de Cascavel, comemorar estes 10 anos do Conselho Municipal de Educação é um marco histórico, considerando que apenas 20 municípios do Estado do Paraná são sistema próprio. O que significa ser sistema próprio? significa ser emancipado do Estado nas questões de normatização da educação”. A explicação foi dada pela secretária municipal de Educação de Cascavel, Marcia Baldini, que junto com o vice-prefeito Renato Silva, participou da posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Educação, que aconteceu hoje (10) no auditório da prefeitura.
Para o vice prefeito Renato Silva o Conselho é um braço da sociedade. “Um conselho misto, com a participação de vários segmentos e, vai ajudar a educação a ser mais valorizada e o poder público a investir em políticas públicas que vêm de encontro aos desejos dos pais, crianças e sociedade. Precisamos estar atentos à educação das nossas crianças e jovens”, afirmou.
Marcia Baldini destacou a independência da educação em Cascavel. “Nós podemos discutir as questões que envolvem o calendário escolar, projeto político pedagógico, regimento escolar, autorização de escola, credenciamento de novos cursos, abertura de escolas e Cmeis. O Município se torna independente neste sentido, seguindo as leis federais, mas não depende do Estado para gerir seus sistemas”, enfatizou.
Conselho - O Conselho Municipal de Educação faz parte do Sistema Municipal de Ensino de Cascavel onde são discutidas as normatizações em relação às políticas públicas que envolvem a Educação Criativa, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação para Jovens e Adultos.
“A Educação sem o Conselho seria só a visão do gestor, porque o Conselho é a sociedade civil organizada se fazendo representar e abrindo demandas para os gestores. Queremos nestes dois anos construir as deliberações da EJA(Educação para Jovens e Adultos), atualizar as deliberações do Ensino Fundamental e Infantil, incorporar as redes particulares de Educação Infantil no sistema, que é uma demanda que há 10 anos está parada, e a construção das diretrizes da Educação no Campo, são os principais focos desta nova diretoria do Conselho de Educação de Cascavel”, disse a nova presidente do Conselho, Janete Ritter.
Mais Lidas
Publicidade