"Cascavel Caridoso" vai acolher idosos em vulnerabilidade social
Lei que cria o programa inédito foi assinado na tarde desta sexta-feira (8) pelo prefeito Leonaldo Parahos e a secretária de Assistência Social, Roseli Vascelai...
Idosos e pessoas adultas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, que não tenham família ou estejam com os vínculos familiares rompidos, poderão, a partir de agora, ser acolhidas por famílias acolhedoras. O prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Assistência Social, Roseli Vascelai assinaram, na tarde desta sexta-feira (8), a lei que cria o programa "Cascavel Caridoso", que prevê repasse mensal equivalente a um salário mínimo para as famílias que acolherem as pessoas.
O programa funcionará nos mesmos moldes do Família Acolhedora, voltado para crianças e adolescentes. Para ser acolhedora, a família precisa passar por um processo de cadastramento junto à Secretaria de Assistência Social (Seaso). Até o momento, cinco famílias estão aptas a receber idosos em suas casas. "As famílias foram preparadas pelos técnicos e o investimento no programa de R$ 300 mil até o fim do ano", explica a secretária.
O prefeito Leonaldo Paranhos disse que o programa terá um grande alcance social e destacou que Cascavel já tem experiência com o programa Família Acolhedora voltado às crianças. Agora, com critérios, pessoas idosas poderão ser "adotadas" pelo período que for necessário.
"O município não quer proporcionar apenas um lugar para essas pessoas ficarem. Se fosse isso poderíamos construir um prédio, mais um abrigo. Nós queremos que essas pessoas idosas tenham de volta uma família e o município é parceiro para isso", afirmou Paranhos.
A família torna-se acolhedora de idosos e pessoas com deficiência em suas residências, segundo a avaliação favorável ao acolhimento por equipe técnica. O processo avaliativo passará por várias etapas, entre elas requerimento de cadastro inicial, que mostrará perfil da família; entrega de documentos de todos os membros da família e avaliação psicossocial favorável.
A família acolhedora que tenha recebido a bolsa-auxílio e não tenha cumprido com as exigências em lei, fica obrigada ao ressarcimento da importância recebida durante o período de irregularidade.
Se você quer se tornar uma família colhedora de idosos e pessoas com deficiência é só ligar para (45) 3392-6370 ou (45) 99135-6369.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA
-Certidão de nascimento ou casamento
-Documento de identificação com foto
-Cadastro de pessoa física- CPF
-Comprovante de residência
-Comprovante de renda de pelo menos um integrante da família
-Atestado médico que comprove saúde física e mental dos responsáveis
REQUISITOS IMPORTANTES PARA TORNAR-SE FAMÍLIA COLHEDORA
-Comprovar moradia fixa em Cascavel há no mínimo 24 meses
-Ter disponibilidade de tempo para oferecer proteção e apoio ao acolhido
-Responsável pela família ter idade superior a 30 anos
-Apresentar boas condições de saúde
-Não manter nenhum membro da família que resida no domicilio envolvido como uso de abuso de álcool e drogas
-Possuir espaço físico adequado
RESPONSABILIDADES DA FAMÍLIA ACOLHEDORA
-Proteger, prestar assistência material, moral e social ao idoso ou adulto com deficiência
-Proporcionar ações que possibilitem a convivência familiar e comunitária do acolhido
-Participar da capacitação inicial e continuada para a família acolhedora
-Prestar informações sobre a situação do acolhido à equipem técnica do serviço
-Garantir ao idoso ou pessoa com deficiência o direito à saúde, acompanhando e participando junto a atendimentos de promoção e cuidado à saúde
-Administrar a bolsa auxilio disponibilizada pelo Município para o custeio das despesas com o colhido
-Contribuir na preparação do acolhido para o retorno à família de origem caso possível