Cascavel prepara seminário para discutir prevenção à obesidade infantil
No seminário, serão debatidos três eixos principais: Por que priorizar o tema obesidade infantil?
As Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Esportes, Agricultura, Conselho Municipal de Segurança Alimentar participaram hoje de um encontro com o médico Allan Cezar Araújo, membro do GAO (Grupo de Atenção à Obesidade), para discutir a participação do Município no Seminário de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil, que acontece no próximo dia 30 deste mês de forma on-line, devido aos protocolos de saúde contra a pandemia do coronavirus.
No seminário, serão debatidos três eixos principais: Por que priorizar o tema obesidade infantil? Como os gestores públicos podem agir e como o setor de saúde pode impulsionar os demais setores.
“Esta é uma preocupação do Governo Municipal, pois existes esta patologia, a obesidade, que é uma doença que levará as pessoas a terem graves problemas de saúde. A obesidade deve ser estudada, identificada e combatida. E, este seminário vem com este propósito juntamente com os parceiros envolvidos”, disse o secretário de saúde, Miroslau Bailak.
De acordo com Dr Allan Araújo, hoje o Brasil tem 30% dos adolescentes e crianças acima do peso. “Em Cascavel ainda não temos este número, mas estamos ultimando este levantamento para desenvolvermos as políticas intersetoriais junto com o Município para combatermos esta pandemia que é a obesidade”, afirmou.
De acordo com o médico, o Grupo de Atenção a Obesidade conseguiu a parceria do Programa Mundial de Alimentação, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2020. “Eles, percebendo a questão da insegurança alimentar, pois trabalham principalmente com a questão da fome, e também a desnutrição, sobre peso e obesidade e percebendo o crescimentos dos números todas as faixas etárias, não só estão nos apoiando, mas fazendo parte da organização deste evento", detalhou.