Cascavel

2º Show Rural Coopavel de Inverno reúne 4.140 pessoas e é sucesso

O presidente Dilvo Grolli diz que o evento se transforma em marco. “O Show Rural Co...

12 set 21 - 13h57 Redação SOT
2º Show Rural Coopavel de Inverno reúne 4.140 pessoas e é sucesso

O 2º Show Rural Coopavel de Inverno, realizado de 1º a 3 de setembro, reuniu em Cascavel, no Oeste do Paraná, 4.140 produtores rurais, triticultores e técnicos interessados em conhecer avanços em tecnologias para cultivares de inverno. Trinta e oito, além de cinco lançamentos, foram apresentadas. O destaque foi o trigo, com 20 variedades – algumas com potencial produtivo de seis mil quilos por hectare. O encerramento, no fim da tarde de sexta-feira, foi com missa celebrada pelo monsenhor Reginei Módolo, o Padre Zico. A edição de verão (a 34ª) foi confirmada para o período de 7 a 11 de fevereiro de 2022.

O presidente Dilvo Grolli diz que o evento se transforma em marco. “O Show Rural Coopavel Edição de Inverno foi muito além das expectativas. Marca o início da reconstrução dos eventos presenciais e uma maneira diferente de como conviver com a pandemia. Toda a estrutura foi utilizada de maneira há atender as pessoas de acordo com os protocolos determinados pelos órgãos competentes”.

Um dos momentos mais importantes do evento foi o lançamento do Coopavel Mais Trigo, programa de estímulo ao cereal que passa a ser realizado na área de abrangência da cooperativa. O programa é alicerçado em três pilares: financiamento de insumos com taxa zero, seguro da safra e garantia de preço mínimo de R$ 100 à saca para 2022. A margem de lucro ao triticultor será de 60%. “Não existe nada parecido com isso no Brasil, medidas que demonstram o quanto a nossa cooperativa confia no crescimento dessa cultura”, afirma Dilvo

Com essas ações, que serão ajustadas a cada ano/safra, a Coopavel pretende ampliar a área cultivada e dobrar a recepção do grão. Atualmente, a Coopavel recebe 3,5 milhões de sacas de trigo por ano e a meta para 2026 é de chegar a 7 milhões. Os incentivos do Coopavel Mais Trigo buscam, gradualmente, elevar a área dedicada à triticultura.

Atualmente, a área de atuação da cooperativa destina 130 mil hectares para a atividade, 10% do que é cultivado com o cereal em todo o Paraná. O objetivo é, em seis anos, saltar dos 130 mil para 250 mil hectares. “O trigo não é mais só uma opção de cultura de inverno, é uma interessante alternativa de renda ao agricultor”, afirma Dilvo Grolli. Somente no Paraná, a área de pousio no inverno é de 2,7 milhões de hectares e boa parte disso poderia ser ocupada pela triticultura.

Maior produtor - O Paraná é o maior produtor nacional de trigo. Com 3,8 milhões de toneladas na safra atual, o estado responde por 52% de tudo o que o País produz – deverá chegar a 7 milhões de toneladas em 2021. Mesmo assim, o Brasil ainda precisa importar 6 milhões de toneladas. “Um a cada dois pães consumidos no nosso País é feito com farinha importada. Ou seja, temos um enorme potencial de produção pela frente, o que faz do trigo a única cultura que poderá dobrar de tamanho em pouco tempo”, conforme o presidente da Coopavel.

Durante o lançamento oficial do Coopavel Mais Trigo, na abertura oficial do 2º Show Rural de Inverno, no dia 1º de setembro, Dilvo Grolli, fez uma recuperação histórica e pontuou algumas das mais sérias injustiças praticadas contra a triticultura nacional. Uma delas veio a partir de uma determinação de antes de 2000 que colocou o governo como intermediário entre o produtor e o moinho na compra e venda do cereal. Outra foi, no pacto do Mercosul, determinar a Argentina como o grande produtor do grão no bloco, desestimulando os produtores rurais brasileiros que, gradualmente, abandonaram ou reduziram o cultivo.

6 mil quilos - Vinte variedades de alta performance foram apresentadas nos três dias presenciais do 2º Show Rural Coopavel de Inverno. Alguns com potencial de produtividade de 6 mil quilos por hectare, ou próximo de 250 sacas por alqueire. “Quer dizer, temos tecnologia disponível que, com a aplicação de todas as orientações técnicas corretas, podem render quase o dobro da média argentina, que é de 3,4 mil quilos por hectare. Temos, diante de variedades altamente produtivas e de novos conhecimentos de manejo, e com as condições oferecidas pelo Coopavel Mais Trigo, as melhores condições já vistas para cultivar e elevar a produção desse cereal no Oeste e Sudoeste do Paraná”, ressalta Dilvo Grolli.

Via: Assessoria Coopavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.