Municipio promove Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A iniciativa inédita é uma maneira de seguir com as ações de enfrentamento, mesmo diante do cenário pandêmico...
O Dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em alusão a esse dia, a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, preparou uma semana repleta de informações e discussões valiosas acerca do tema. No entanto, por conta do novo coronavírus (Covid-19), as atividades serão online e, assim, aglomerações serão evitadas. A iniciativa inédita é uma maneira de seguir com as ações de enfrentamento, mesmo diante do cenário pandêmico, uma vez que o tema é de extrema importância para toda a sociedade.
De hoje (11) até a sexta-feira (15), haverá uma sequência de encontros online, transmitidos pelas redes sociais oficiais da Prefeitura, incluindo Facebook, Instagram e YouTube com muitas informações importantes aos profissionais e toda comunidade.
Conforme a psicóloga da Seaso, Maira Cabreira, o objetivo é criar uma rede de diálogo e discutir temas relevantes sobre essa questão e também de ações de enfrentamento. Para isso, profissionais especialistas serão os protagonistas dos encontros online. “Mesmo com a pandemia, nossas crianças e adolescentes continuam sendo uma preocupação de nós todos e, infelizmente, a violência faz parte desse cenário”, pontua.
A abertura dessa série de encontros online começou na tarde desta segunda-feira, onde o tema “Saúde mental e violência Sexual” foi abordado com a psiquiatra Julia Saito. “É preciso observar a mudança de comportamento das crianças”, alertou durante a transmissão online.
Ainda hoje, haverá mais uma episódio da série, às 19h, em que o tema abordado será “A prevenção do abuso sexual e as pessoas com deficiência”, com o psicólogo Marcos Diel.
Na terça, quarta e quinta-feira, haverá sempre três encontros por dia, sempre às 10h, às 15h30 e às 19h. Amanhã (12), os debates serão sobre “Aspectos criminais da violência sexual contra crianças e adolescentes”, “Vítimas da violência sexual e a relação com a educação” e “O diálogo como prevenção da violência sexual”.
Na quarta-feira (13), os temas serão: “A atuação da rede intersetorial e da comunidade na proteção de crianças e adolescentes em tempos de pandemia”, “A identificação da violência sexual” e “Um bate papo legal: um encontro com as crianças”.
Na quinta-feira (14) a programação prevê: “A violência sexual conta meninas e mulheres: análise sobre o perfil dos agressores”, “Impactos emocionais produzido nas vítimas de violência sexual” e “A violência sexual e os crimes virtuais”.
No último dia, sexta-feira, os temas da série serão “O papel protetivo da família na prevenção da violência sexual”, “O papel do conselho tutelar no enfrentamento da violência sexual” e “A importância da Campanha do 18 de maio no enfrentamento a violência sexual”.
Vale destacar que todos nós somos responsáveis pelas nossas crianças e adolescentes, portanto, use seu poder de cidadão e denuncie casos de violência contra eles. O contato é o Disque 100 ou o Conselho Tutelar.