Cascavel

Prazo para declarar ITR (Imposto Territorial Rural) encerra dia 30

O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerad...

22 set 21 - 13h02 Redação SOT
Prazo para declarar ITR (Imposto Territorial Rural) encerra dia 30

O prazo para realizar a declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) 2021 está acabando. A data limite é dia 30 de setembro. O pagamento do imposto é obrigatório para produtores rurais pessoa física e jurídica,  titulares do domínio ou possuidoras de qualquer título do imóvel rural. O Sindicato Rural de Cascavel presta esse serviço a associados e não associados.

O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal http://www.gov.br/receitafederal e transmiti-la pela Internet. “O jeito mais simples é fazer a declaração aqui no Sindicato. Estamos à disposição para realizar esse serviço e tirar quaisquer dúvidas que o produtor rural tenha”, reforçou Paulo Orso, presidente do sindicato.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única. A quota única ou a primeira quota deve ser paga até o dia 30 de setembro de 2021, último dia do prazo para a apresentação da DITR. Quem não declarar o imposto na data prevista pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

A norma da Receita Federal destaca ainda que também está obrigada a entregar a declaração a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante.

Em 2020 o Sindicato Rural de Cascavel fez 646 declarações. Até agora, em 2021, foram feitas 459. "Pedimos que o produtor venha até nós e faça o quanto antes, não deixando para os últimos dias", concluiu Orso. 

Via: Assessoria Sindicato Rural de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.