Startup da AcicLabs aproxima a robótica do universo escolar
O cofundador da Edubot, Jocemar do Nascimento, participou da reunião de diretoria da Acic,...
Oito mil alunos de escolas da rede municipal de ensino de Cascavel participam de projeto que os aproximam de temas ligados à robótica e inovação. A Edubot Sistema de Ensino, startup residente na AcicLabs, desenvolveu um programa educacional que facilita o acesso de crianças e adolescentes a conteúdos cada vez mais presentes e valorizados no cotidiano de pessoas e empresas.
O cofundador da Edubot, Jocemar do Nascimento, participou da reunião de diretoria da Acic, na manhã desta quarta-feira, para falar da empresa. Pedagogo, Jocemar percebeu a oportunidade de criar um método que pudesse levar o ensino de robótica às escolas. O projeto-piloto foi desenvolvido na Escola Municipal Aloys João Mann e hoje ele já é realidade em outras 19. Há intenção de oferecer a novidade nas mais de 60 unidades da rede municipal de ensino.
A solução desenvolvida pela Edubot resolveu um problema que inibia a expansão da ideia. “Precisamos de pessoas com informações e suporte para levar o conteúdo aos alunos”, explicou Jocemar, que então passou a elaborar livros e apostilas de apoio para professores e alunos. “Temos todo material didático para que a escola coloque o projeto de robótica em atividade, com todas as aulas preparadas e com orientações de como o professor deve apresentar as informações”.
As 20 escolas que já contam com o projeto têm laboratórios de robótica dotados de equipamentos que permitem a aplicação prática do conteúdo – inclusive impressoras 3D. Em dois anos, 42 livros foram produzidos e oito mil volumes distribuídos a professores e a alunos com idades de 6 a 14 anos do ensino fundamental 1 e 2. Os resultados têm sido tão bons que a Edubot tem convites de escolas privadas para a implantação do projeto. Na região, outros municípios vencem etapas técnicas para adotar projeto similar ao da rede pública de Cascavel.
O executivo da AcicLabs, Sergio Altavini, disse aos diretores da associação comercial que a solução encontrada pela Edubot traz bons resultados no conhecimento geral dos alunos. Informática, robótica, eletrônica, entre outras, facilitam o despertar de habilidades que melhoram o desempenho dos estudantes em várias áreas. “Essa é uma iniciativa que merece ser parabenizada”, destacou o presidente da Acic, Genesio Pegoraro.