segunda-feira, 05 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

“Saber que nosso filho ajudou a salvar vidas conforta nossos corações”, diz pai de doador

Paulo Cesar da Conceição é pai de Nathan Gabriel Santos da Conceição, de 22 anos, que teve o diagnóstico para morte encefálica no Hospital...

Doar órgãos é um ato generoso que pode mudar a vida de alguém. Dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos, por isso, este é o mês dedicado ao incentivo dessa ação que pode salvar a vida de muitas pessoas. Para ser um doador, basta comunicar os familiares e deixar claro esse desejo. “A decisão de um doador pode mudar o destino de até nove pessoas, então fale em casas, fale ‘eu sou doador’ e seja um doador para salvar vidas. A gente busca fazer campanhas para lembrar que o nosso sim salva vidas”, afirma a técnica de Enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), Margarida Piloni.

Paulo Cesar da Conceição é pai de Nathan Gabriel Santos da Conceição, de 22 anos, que teve o diagnóstico para morte encefálica no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) e pôde doar o fígado, rins e tecido ocular no mês de setembro. Isso foi possível, pois o filho comentava sobre querer ser um doador de órgãos. “Ele sempre falava que o desejo dele se acontecesse algo era doar os órgãos para salvar outras vidas”, diz. 

DECISÃO QUE MUDA DESTINOS - Depois que é feita a doação de órgãos, os familiares se animam em saber quantas vidas o doador pôde salvar. “Dependendo dos órgãos que ele pode doar, falamos quantas vidas esse paciente pode salvar, quantas pessoas ele pode tirar da fila de espera, é uma oportunidade dessa pessoa que está na fila voltar a viver, o sim dessa família pode salvar muitas vidas”, explica Margarida. 

A família recebe essas informações com alegria, Paulo, pai de Nathan, fala que “saber que nosso filho ajudou a salvar vidas e que ele vai estar em cada cantinho conforta nossos corações”.

ACOLHIMENTO - Durante todo esse momento doloroso, além do cuidado médico, o Huop conta também com o acolhimento da equipe da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), que entra em contato com a família e a acolhe para explicar todo o processo e esclarecer as dúvidas sobre a doação de órgãos. “Quando a gente percebe que um paciente está evoluindo a um possível quadro de morte encefálica, nós acompanhamos, conversamos, a gente tem um contato bem intenso no acompanhamento desse diagnóstico”, comenta Margarida. A equipe da Cihdott é composta por enfermeiros e técnicos, e tem o apoio de médicos, assistentes sociais e psicólogas para poder prestar o melhor atendimento às famílias.

O atendimento é feito com muito cuidado, respeitando sempre a opinião da família, pois os órgãos são doados apenas com a permissão de familiares. Existem casos de famílias que não fazem ideia de que o paciente pode salvar vidas, o papel do Cihdott está aí também, orientar. “Quando a gente aborda a família aqui, muitas não sabem nada de doação, mas pedem para explicarmos sobre como funciona para encontrarem uma resposta”, ressalta Margarida.  O resultado desse atendimento é observado nas famílias. 

Paulo ficou bastante satisfeito com a forma como o Huop aborda o assunto. “O atendimento foi ótimo, o médico as enfermeiras as assistentes, todos foram maravilhosos, muito atenciosos”, conta. 

DOAÇÕES NA PANDEMIA - Neste ano, mesmo com a pandemia, o Huop acompanhou a doação de cinco corações para válvulas, nove fígados, 16 rins e 19 tecidos oculares até o início de setembro. Porém este mês foi atípico, o hospital contabilizou mais cinco doações além das citadas, incluindo doação de órgãos raros, como o pulmão e o coração para batimento. 

Lembre-se, converse com a sua família, sua decisão muda destinos e salva vidas!

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.