Cascavel

Orçamento: Plano Plurianual de 2022/2025 é aprovado na Câmara

O PPA (Plano Plurianual), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentá...

27 set 21 - 19h20 Redação SOT
Orçamento: Plano Plurianual de 2022/2025 é aprovado na Câmara

Toda obra feita pelo município, todo gasto em saúde, educação, asfalto, segurança, precisa ser planejado com antecedência. Também é necessário que o dinheiro previsto para ser gasto em uma determinada ação seja, de fato, investido corretamente. Para que a população consiga saber quanto de dinheiro a prefeitura deve arrecadar, como planeja gastar e quais são as prioridades de governo de cada gestor, existe uma legislação prevendo três etapas básicas do orçamento: O PPA (Plano Plurianual), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Nesta segunda-feira (27), os vereadores analisaram e aprovaram por unanimidade o PROJETO DE LEI Nº 116 DE 2021, que trata do Plano Plurianual do Município de Cascavel para o período de 2022 a 2025. Em Cascavel, a previsão de receita orçamentária para os próximos quatro anos é de quase R$ 7 bilhões, sendo R$ 1.669.921.500,00 em 2022. 

Planejado e encaminhado pela prefeitura, o PPA (Plano Plurianual) é pensado a médio prazo e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, neste caso, 2022/2025. O PPA começa a valer a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte, garantindo a continuidade dos projetos na mudança das gestões.

Orçamento - A Câmara discute primeiro o PPA (Plano Plurianual). Neste plano estão previstas todas as obras, atividades e projetos, receitas e despesas que serão realizadas ao longo do próximo quadriênio. Assim, o Poder Executivo realiza o planejamento de médio e longo prazo.

O próximo passo é a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que tem como objetivo traçar as prioridades na execução do orçamento para o próximo ano. Nesta lei basicamente devem estar previstos de forma atualizada as receitas e despesas e os projetos e atividades traçados anteriormente no PPA.

Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) é a última etapa na formulação do Orçamento Municipal, devendo estar em sintonia perfeita com o PPA e com a LDO, os quais foram planejados pelo Poder Executivo, aprovados pelo Poder Legislativo e apresentados em audiências públicas ao cidadão.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.