Cascavel

Golpe do Aluguel: Dois casais caem no golpe do falso anúncio de locação de imóveis em Cascavel

Um dos casais havia pago pelo aluguel de R$ 650,00 em dinheiro, e recebeu uma chave...

30 nov 21 - 23h15 Atualizado 30 nov 21 - 23h16 Redação SOT
Golpe do Aluguel: Dois casais caem no golpe do falso anúncio de locação de imóveis em Cascavel

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada na noite terça-feira (30), para verificar uma ocorrência de estelionato na Rua Angelo Zonin, no Cascavel Velho.

No local, uma mulher de 40 anos informou que ao chegar em sua casa por volta das 18h, haviam dois casais no imóvel alegando que haviam alugado aquela residência. 

Segundo os casais eles haviam alugado a residência de uma terceira pessoa, uma feminina que se passou por dona do imóvel. 

Um dos casais havia pago pelo aluguel de R$ 650,00 em dinheiro, e recebeu uma chave que se mostrou incompatível com a fechadura da casa. 

O outro casal havia realizado o pagamento via PIX com o mesmo valor. Diante dos fatos, foi lavrado o Boletim de Ocorrência e as vítimas foram orientadas quanto aos procedimentos a serem tomados.

Dicas para se proteger do golpe:

Desconfie

De preços abaixo dos de mercado. É a forma de atrair as vítimas.

Se o dono exigir adiantamento e tiver pressa para que o depósito seja feito.

Caso o proprietário não aceite atender a ligações. Muitos golpistas estão dentro de presídios.

Se o anunciante se recusar a receber visita do locatário, para conferir a casa.

Formas de tentar evitar o golpe

Ofertas enviadas por WhatsApp ou compartilhadas em redes sociais oferecem maior risco. Imobiliárias e sites conhecidos, nos quais se deve levar em conta a avaliação e os comentários de outros consumidores, são formas mais seguras.

Procure se informar sobre o histórico do imóvel. Busque referências com amigos ou a partir de comentários na internet de outros clientes que já se hospedaram no local. Ligue para o condomínio ou para imóveis vizinhos (busque o telefone na Internet, se necessário) e confirme a veracidade da existência da casa e locação.

Antes de confirmar o aluguel, se possível, procure ir até o local e falar com o proprietário. Isso evita o risco de pagar pelo aluguel de um imóvel que nunca esteve no mercado. Caso o suposto proprietário desconverse ou se mostre resistente à ideia de atendê-lo pessoalmente, desconfie.

Peça para receber fotografias de dentro do imóvel. Para o golpista é mais fácil fazer fotos externas e publicar um anúncio, como se a casa fosse dele. Se ele se recusar, desconfie. Mas o envio das fotos internas e até mesmo de documentos não exclui a possibilidade de golpe.

Evite fazer pagamentos adiantados. O foco do golpista é obter vantagem financeira.

Procure formalizar um contrato na hora da locação e verifique se os dados do contrato condizem com o negociado. Verifique se os dados conferem com o proprietário do imóvel. Solicite uma cópia/foto da escritura/IPTU que auxilie na comprovação do real proprietário.


Via: Redação SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.