Paraná

Campo Mourão: Enquanto o sangue escorria, o amigo caramelo permaneceu ao seu lado

Após muitas doses de álcool, drogas e desavenças por motivos fúteis, foi esfaqueado...

30 nov 21 - 23h22 Atualizado 30 nov 21 - 23h23 Redação SOT
Campo Mourão: Enquanto o sangue escorria, o amigo caramelo permaneceu ao seu lado

Eram quatro amigos: Marlon, Jocimar, o tio de Marlon (não temos o nome) e um cão vira-latas, de cor caramelo. Juntos, seguiam as placas. Mas andavam sem direção. Com exceção do bicho, os três viviam em função do álcool. No caso de Jocimar, somente até a noite da última sexta. Após muitas doses de álcool, drogas e desavenças por motivos fúteis, foi esfaqueado, sem piedade por Marlon. Caiu morto, em meio ao asfalto da principal avenida de Campo Mourão. Enquanto o sangue escorria, o amigo caramelo permaneceu ao seu lado. De certo modo, sabia o que ali aconteceu. Não arredou pé. Não há dúvidas que o lado humano de toda a história, definitivamente, não vem de humanos. Mas sim, de um animal.

A vida de Jocimar foi levada por volta da meia noite. Os três humanos viviam juntos já, há um mês. Nômades, escolheram as ruas, às suas casas. O álcool, à uma vida careta, repleta de rituais. E, desde que se encontraram, optaram ser amigos – se é que se pode dizer assim. Jocimar era natural de Ubiratã. Mas tinha como último endereço uma rua de Cianorte. Em Campo Mourão estava há 90 dias. Marlon é natural de Goioerê. Mas teria vindo de Marialva, há 30 dias, ao lado do tio.

Os três se conheceram na Casa de Passagem de Campo Mourão. Lá, observaram afinidades. A principal delas, o vício pelo álcool. Não se largaram mais. Desde então, começaram a perambular juntos. Ao lado dos três, o cãozinho caramelo. De dia pediam dinheiro às compras: o famoso corote de aguardente. Para se alimentarem, ganhavam comida. De noite, quando não alcoolizados, as saídas de emergência eram as camas limpas e fraternais do albergue. E ainda, acompanhadas sempre por um prato de comida quentinho, feito pelas mãos caridosas dos freis franciscanos.

Mas naquela última noite juntos, o álcool selou o destino dos quatro amigos. Marlon foi preso. Jocimar colocado nas gavetas geladas do Instituto Médico Legal. Já o tio de Marlon, virou testemunha. E o cão, revelou um sentimento que os dois primeiros não tiveram. Horas antes, pediam moedas em frente a um bar. Mais uma dose. Marlon andava com uma faca de serra na cintura. Mas, depois de uma discussão, a cravou o peito do “amigo”. Parte dela ficou em sua mão. A outra, no peito de Jocimar. Vendo o que fez, arremessou o pedaço na calçada. Depois, saiu tranquilamente, sendo capturado adiante. Segundo o boletim de ocorrências da Polícia Militar, ele confessou a autoria. Foram pelo menos seis golpes. Cometeu o crime aos 19 anos. Quando foi preso, já estava com 20. Assassinou o “amigo” no dia de seu aniversário.

O tio de Marlon tentou separar a briga. Em vão. Foi cortado no braço e no rosto. Vendo a fúria incontrolável do sobrinho, não foi capaz de evitar a tragédia dos outros dois. Ele relatou que, apesar de Marlon ter o seu sangue, não deixava de ser um covarde. “Ele é um covarde. Não merece nem ser preso. Foi uma covardia o que fez com Jocimar”, disse.

Enquanto o corpo permanecia sobre o asfalto, o cão caramelo se dirigiu até ele. Ali, apanhou um boné vermelho, caído durante a briga. Era de Jocimar. Então, o carregou até a calçada. E permaneceu com uma das patas sobre ele. Durante todo o procedimento das autoridades, não tirou os olhos do cadáver. Em alguns momentos, latiu alto, parecendo chamar o amigo. Mas não havia mais o que fazer. Jocimar não o escutava. Já estava morto.

Marlon foi preso em flagrante. Aos 20 anos, sua ficha criminal indica várias passagens: vias de fato, ameaça, lesão corporal, furto qualificado, corrupção de menores, porte de armas. E agora, homicídio. Jocimar correspondia a mesma altura. Ele tinha 39 passagens: roubo, furto, lesão corporal, ameaça e vias de fato. Afinidades além do álcool.

Na Casa de Passagem, segundo relatado, Marlon era um sujeito com temperamento difícil. E o problema não vinha apenas do álcool. Havia droga na parada. Já, Jocimar, era o avesso comportamental do “amigo”. Segundo os coordenadores da Casa, mantinha um jeito tranquilo, pacífico. “Tínhamos muito carinho por ele”, disse o Frei Galileu. A última visita dos quatro à entidade aconteceu 20 dias antes da tragédia.

A Casa de Passagem informou que os três tinham contato com suas famílias. No entanto, em decorrência do uso de álcool e drogas, acabaram fragilizando os vínculos afetivos. Após sua morte, o corpo de Jocimar foi levado até o IML de Campo Mourão já, na madrugada de sábado. No mesmo dia, a mãe, Fátima, deixou Ubiratã e o reconheceu. Ele foi sepultado no cemitério municipal de Ubiratã. Não houve velório. O caixão lacrado foi acompanhado por cinco pessoas da família. Após enterrado, a história de Jocimar foi encerrada sob as lágrimas da mãe.

Fátima conta que Jocimar revelou ser usuário de drogas desde os 15, ainda em Ubiratã. Com o tempo deixou a maconha e se afundou no álcool, cocaína e crack. O temperamento mudou intempestivamente. Numa das vezes, tentou enforcar a própria mãe no interior da casa. Ele queria dinheiro para o vício. E foi a mesma falta de grana que o levou a delegacia por 39 vezes. “Ele ficou muito agressivo com o tempo. Mesmo assim eu continuava o amando muito”, revelou Fátima.

Há dois anos, ele decidiu sair da saia da mãe. Virou uma espécie de “Easy Rider”. Ganhou as ruas e acabou em Cianorte. Lá, num telefonema pediu perdão à Fátima por todos os seus erros. E os dois se perdoaram. Depois disso, como a um fantasma, Jocimar surgiu pelas avenidas de Campo Mourão. Fazia mais de um ano em que não dava notícias a ela. “Sempre soube que essa notícia chegaria. Só não pensei que fosse assim, tão violenta”, disse. Ela espera que o assassino continue preso por muito tempo. “Ele não pode mais fazer isso com o filho de ninguém”, disse, revoltada.

Jocimar não acreditava em Deus. Morreu pagão. À mãe e a uma vizinha dizia ser conduzido pelo diabo. “Ele dizia que Deus não ligava pra ele”, revelou Fátima. O menino cresceu como um garoto normal. Brincava nas ruas com amigos. Não gostava de estudar. Durante todo o tempo no colégio, jamais conseguiu sair da primeira série.

E por ser carismático, pelo menos com os animais, deixou um verdadeiro amigo no plano terreno: o cão caramelo. A cena forte e comovente do cãozinho entristecido após sua morte, foi capturada pelas lentes do plantão da TRIBUNA. Ali, naquele cenário, o animal foi o único a revelar seus sentimentos. Os outros humanos, possivelmente, os perderam com o tempo. Ou apenas, foram ofuscados pelo vício das ruas. E, mesmo que um dia os recuperem, agora é tarde demais a arrependimentos. O ódio já foi semeado. Em tempo: não se têm notícias do cão. Possivelmente, continua pela área central de Campo Mourão.

Via: Tribuna do Interior - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.